Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM

PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: Técnicos em Enfermagem REJEITAM proposta da REDE PRIVADA sobre pagamento do PISO; entenda os próximos passos

Confira quando os técnicos em enfermagem irão receber o piso salarial da categoria

Cadastrado por

Alice Girão

Publicado em 07/08/2023 às 7:40
Confira quando os técnicos em enfermagem irão receber o piso salarial da categoria. - Diana/Freepik

Em assembleia na última quinta-feira (3), o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate) rejeitou a proposta do Sindicato Patronal referente ao piso salarial dos técnicos em enfermagem.

"Não vamos aceitar nada menos que o piso, é inegociável. Durante esses anos tivemos muitas perdas como vários colegas que faleceram na pandemia. O piso é questão de justiça", afirmou Newton Batista, diretor do Sindate.

Leia nesta matéria:

TÉCNICOS EM ENFERMAGEM REJEITAM PROPOSTA DA REDE PRIVADA SOBRE PAGAMENTO DO PISO

Na última quinta-feira (3), houve assembleia com os Técnicos em Enfermagem da rede privada para analisar a proposta do Sindicato Patronal sobre o piso salarial.

A assembleia foi conduzida pelo Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate), junto ao deputado distrital Jorge Vianna.

O Sindicato Patronal propôs o parcelamento do valor integral do piso salarial dos técnicos em enfermagem (R$ 3.325) em quatro parcelas, ou seja, 25% por ano sem correção monetária.

A proposta foi reprovada pela categoria com unanimidade. Além disso, o Sindate determinou a suspensão das negociações coletivas até que houvesse a proposta do pagamento integral do piso salarial.

"Não vamos aceitar nada menos que o piso, é inegociável. Durante esses anos tivemos muitas perdas como vários colegas que faleceram na pandemia. O piso é questão de justiça", afirmou Newton Batista, diretor do Sindate.

Leia Também

QUEM RECEBE O PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM?

Profissionais da enfermagem que são servidores públicos da União, de autarquias, de fundações públicas federais, servidores públicos dos estados, dos municípios e do Distrito Federal são inclusos no recebimento do piso.

Além de enfermeiros que sejam contratados por instituições privadas que atendam 60% de pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Quanto aos profissionais celetistas, que são do setor privado, a proposta do ministro Luís Roberto Barroso venceu.

A proposta determina que os patrões e empregados entrem em negociação coletiva como critério para pagamento do piso. Ou seja, podem ser aplicados outros valores também neste caso.

Entretanto, caso não haja acordo em 60 dias, os enfermeiros do setor privado devem receber o piso salarial da enfermagem como fixado em lei.

"Quem leva as pessoas para tomar banho, quem vai limpar as pessoas, quem dá comida, quem aplica injeção, quem mede a pressão, quem leva ao banheiro é exatamente o pessoal de baixo, que trabalha. E, por isso, esse pessoal tem que ser valorizado", ressaltou.


QUANTO É O PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM?

A lei do piso salarial da enfermagem prevê o mínimo que cada profissional da enfermagem deve receber. Confira:

Vale ressaltar que este será o primeiro piso da categoria.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS