A presença de cálculos biliares na vesícula, também chamados de pedra na vesícula, refere-se a formações endurecidas de pequeno tamanho que se desenvolvem no órgão localizado logo abaixo do fígado, conhecido como vesícula biliar.
A vesícula biliar desempenha o papel de reservatório para a bile, um líquido produzido pelo fígado essencial para a digestão de gorduras.
Neste conteúdo, você terá acesso a informações sobre as causas desse problema de saúde, juntamente com uma explanação dos principais sintomas associados a ele.
O que pode causar pedra na vesícula?
De acordo com a Secretaria de Saúde do Ceará, as pedras na vesícula são formadas a partir do desequilíbrio nas substâncias presentes na bile.
Quando algumas dessas substâncias aumentam sua concentração, elas podem ficar acumuladas na vesícula. Com o passar dos meses e anos, esses aglomerados resultam na formação das pedras.
Segundo o cirurgião-geral Gláucio Nóbrega, que atua no Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), o tratamento precisa ser feito através da remoção cirúrgica da vesícula.
“O incômodo passa ou, às vezes, é preciso medicar com remédio para dor. O mais importante é procurar um médico e fazer o exame para saber a causa. Descobrindo o cálculo, tem de fazer a cirurgia até para evitar agravamentos”, disse o médico à Secretaria.
Sintomas de pedra na vesícula
Dentre os sintomas deste problema de saúde, estão as dores intensas, vômito, calafrio, febre e icterícia (pele e olhos amarelados).
Inicialmente, algumas pessoas podem não apresentar sintomas, porém, ao longo do tempo, podem começar a experimentar complicações na digestão ou desconforto após consumir refeições mais ricas em gorduras ou carboidratos, como massas.