As duas últimas semanas foram fundamentais para para o piso salarial da enfermagem com a divulgação da portaria e os repasses do piso salarial da enfermagem.
Os profissionais da enfermagem estão na expectativa de receberem o piso salarial da enfermagem. Mas algumas coisas sobre o piso salarial da enfermagem ainda desagradam a classe.
A carga horária definida pelo STF para a enfermagem desagrada tanto a enfermagem quanto entidades da saúde. A CNTS (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde) se posicionou contra a carga horária de 44h semanais.
Carga horária do piso salarial da enfermagem
Na última terça-feira o CNTS questionou a decisão do STF que definiu que para receber o valor integral do piso salarial da enfermagem seria necessário cumprir 44h semanais.
Um dos principais argumentos da CNTS é que na lei original do piso salarial da enfermagem não consta nada sobre vinculação do piso salarial da enfermagem com a carga horária.
Outro ponto tocado pela CNTS é que a Organização Internacional do Trabalho (OIT), recomenda que os profissionais da enfermagem não devem passar das 40h semanais.
A vinculação a uma carga horária sabidamente inexistente é um dosCNTS
fatores para que o piso salarial aprovado não se transforme numa realidade para
grande parte dos profissionais da enfermagem que tanto aguardaram para este
momento
Quais os riscos que a classe da enfermagem sofre com a aprovação do piso salarial da enfermagem?