O Ministério da Saúde vem realizando etapas importantes para o pagamento do piso salarial da enfermagem. No dia 16 de agosto o Ministério da Saúde divulgou a portaria do piso salarial da enfermagem.
Na portaria do piso salarial da enfermagem está presente uma lista de entidades e municípios que receberão os repasses do piso salarial da enfermagem.
E de acordo com o Fórum Nacional da Enfermagem, 117 municípios estavam ausentes na lista de repasses do piso salarial da enfermagem. E o Ministério da Saúde justificou dizendo que os 117 municípios estavam ausentes por não terem alimentado o InvestSUS.
Então pelo fato de não terem realizado a atualização cadastral no InvestSUS, esses municípios não terão direito aos repasses realizados pelo Ministério da Saúde ainda este mês.
Confira a portaria do piso salarial da enfermagem:
Reabertura do prazo de atualização cadastral no InvestSUS
117 municípios não receberam os repasses do piso salarial da enfermagem que foram finalizados na última quarta-feira (23). Isso aconteceu pelo fato desses municípios não terem realizado a atualização cadastral no InvestSUS.
Mas isso não quer dizer que eles não receberão os próximos repasses do piso salarial da enfermagem. De acordo com o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG), Bruno Farias, o Ministério da Saúde irá reabrir o prazo de atualização cadastral.
De acordo com Bruno Farias, os Municípios poderão realizar a atualização cadastral do piso salarial da enfermagem entre os dias 01/09 e 09/09 para estarem aptos a receber o próximo repasse do piso salarial da enfermagem.
Quantos repasses ainda serão feitos esse ano?
O piso salarial da enfermagem será pago em nove etapas. Os repasses que foram finalizados na última quarta-feira (23) eram relativos aos atrasados de maio, junho e julho e os valores do mês de agosto.
Os próximos repasses feitos pelo Ministério da Saúde serão relativos aos meses setembro, outubro, novembro e dezembro com uma parcela a mais referente ao décimo terceiro.