Kayky Brito foi transferido na tarde deste sábado (2) para o hospital Copa d’Or, na Zona Sul do Rio de Janeiro, após ser atropelado no início da madrugada de hoje, ao atravessar a Avenida Lúcio Costa, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade.
O ator teve “politrauma corporal e traumatismo craniano”.
Saiba tudo sobre o estado de saúde de Kayky Brito e confira as últimas notícias sobre o caso.
O QUE HOUVE COM KAYKY BRITO? ENTENDA O CASO
Ele estava em um quiosque na orla da praia com amigos e atravessou a pista para ir ao carro.
Quando retornou, foi atropelado por um motorista de aplicativo que tinha saído do Recreio dos Bandeirantes levando como passageiras uma mulher e uma criança.
As passageiras e o motorista não se machucaram.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o estado de saúde é considerado gravíssimo.
O motorista que conduzia o veículo foi encaminhado à 16ªDP (Barra da Tijuca) e ao Instituto Médico-Legal (IML) do Centro do Rio, onde fez o exame de alcoolemia.
De acordo com a Polícia Militar, não foi constatada a ingestão de bebida alcoólica pelo atropelador.
POLITRAUMA CORPORAL: O QUE É?
O politraumatismo é definido como uma síndrome de múltiplas lesões sequenciais e sistêmicas com repercussões em órgãos e sistemas vitais, podendo levar ao estresse fisiológico, algia intensa, instabilidade óssea e hemorragia.
O politrauma também pode ser definido pelo número de regiões corporais que sofreram injúria, tendo ao menos duas regiões diferentes afetadas e com repercussões fisiológicas negativas.
QUEM SÃO AS PESSOAS MAIS AFETADAS?
Estudos trazem que o perfil das vítimas de acidentes que cursaram com politraumatismo são, majoritariamente, adultos em idade produtiva, do sexo masculino.
As causas externas com maior predomínio foram quedas e acidentes automobilísticos, especialmente com motociclistas, e as estruturas corpóreas mais afetadas foram crânio, tórax, membros superiores e inferiores, podendo levar a incapacidades físicas e/ou mentais, temporárias ou permanentes e também levar ao óbito.
REFERÊNCIAS
- Artigo sobre Atendimento Inicial ao Paciente Politraumatizado da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33882/1/artigo_para_deposito.pdf. Acesso em 02/09/2023.