Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de câncer colorretal, procure um médico para investigação e início de tratamento.
O câncer colorretal, também chamado de câncer de cólon e reto, figura entre os tipos de câncer mais comuns no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que haverá aproximadamente 45.630 novos casos da doença anualmente no país durante o período de 2023 a 2025.
O que é o câncer de cólon e reto?
O câncer de cólon e reto abrange tumores na parte do intestino grosso, que é chamada de cólon, no reto e no ânus. A doença costuma se desenvolver de forma lenta e, se descoberta em estágio inicial, tem boas chances de cura.
Esse tipo de câncer pode atingir homens e mulheres, geralmente por volta dos 50 anos de idade.
Como o câncer de cólon e reto se desenvolve?
O cólon e o reto são formados por células que se dividem e se reproduzem de forma ordenada e controlada. Entretanto, quando acontece alguma alteração, pode ser produzido um excesso de tecido que dá origem ao tumor, que pode ser benigno ou maligno.
O câncer pode se espalhar por meio da corrente sanguínea e/ou vasos linfáticos e migrar para outras partes do corpo, geralmente para o fígado, nódulos linfáticos, pulmão e ossos.
Ainda não se sabe exatamente as causas do câncer de cólon e de reto, mas alguns fatores de risco influenciam o desenvolvimento da doença, como a má alimentação, a constipação intestinal, o histórico familiar e algumas doenças inflamatórias, entre outros.
Sinais e sintomas do câncer de cólon e reto
No estágio inicial, o câncer colorretal não costuma apresentar sinais e sintomas, o que dificulta sua detecção precoce. Mas alguns sinais podem acender um alerta importante:
- Mudança injustificada de hábito intestinal;
- Diarreia ou prisão de ventre recorrentes;
- Sangue nas fezes (pode ser de coloração clara ou escura);
- Evacuações dolorosas
- Afinamento das fezes;
- Constante flatulência (gases);
- Desconforto gástrico;
- Sensação de constipação intestinal;
- Perda injustificada de peso;
- Cansaço constante.
O surgimento de um ou mais destes sinais e sintomas não significa necessariamente que você está com câncer. Mas é importante procurar atendimento médico para identificar a causa e indicar o melhor tratamento para o seu caso.
Esta matéria contém informações do site da farmacêutica Pfizer