O repasse do piso salarial da enfermagem tem sido um tema de discussão importante. Em maio deste ano, o presidente Lula anunciou a liberação de um montante substancial, cerca de R$ 7 bilhões, destinado ao pagamento dos profissionais de enfermagem.
A última etapa desse processo ocorreu com o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), onde foram definidos os moldes do pagamento. Além disso, no mês de agosto, foram divulgadas informações cruciais relacionadas à burocracia.
Incluindo a publicação da portaria do piso salarial da enfermagem que detalha a remuneração dos profissionais e a disponibilização de uma cartilha informativa sobre o tema.
Cronograma dos repasses do piso salarial da enfermagem
Uma questão importante que surge é a data dos repasses do piso salarial da enfermagem. De acordo com o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG), a previsão é de que os pagamentos ocorram até o dia 21/09.
Atualização Cadastral do piso salarial da enfermagem
A atualização cadastral é um passo fundamental para garantir o recebimento correto dos repasses do piso salarial enfermagem. Por meio desses dados atualizados, o Ministério da Saúde consegue calcular com precisão o montante a ser repassado a cada município.
É importante ressaltar que, caso algum município não tenha realizado a atualização neste mês, ainda terá a oportunidade de fazê-lo no próximo, uma vez que os repasses são feitos mensalmente. Portanto, é fundamental que todos os municípios sigam esse procedimento para garantir o direito a esse benefício.
Parcelamento dos repasses do piso salarial da enfermagem
Os repasses do piso salarial da enfermagem serão realizados em nove parcelas. Isso inclui os valores retroativos dos meses de maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro e o décimo terceiro.