Durante análise de proposta em Assembleia Geral, nesta segunda-feira (18), profissionais da enfermagem rejeitaram projeto do Governo do Tocantins referente ao piso salarial enfermagem.
Os sindicatos emitiram uma resposta em nome da categoria, exigindo que o Executivo Estadual tome as medidas necessárias para garantir o pagamento do piso salarial da enfermagem integral.
As entidades representativas destacaram que o governador Wanderlei Barbosa havia assegurado o pagamento do piso salarial da enfermagem mesmo antes do repasse do Governo Federal.
Veja quando a primeira lei do piso salarial da enfermagem foi sancionada:
PISO DA ENFERMAGEM: GOVERNO APONTA INSUFICIÊNCIA NO ORÇAMENTO
O governo justificou que o cruzamento de dados entre os sistemas disponíveis ao Ministério da Saúde, como o CNES, RAIS e outros, resultou em valores insuficientes para o pagamento completo do piso salarial da enfermagem.
A proposta do Governo também apontou que a insuficiência dos valores estava relacionada a casos em que os próprios servidores não possuíam cadastro atualizado no Conselho de Enfermagem.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Saiba como será feito o pagamento retroativo
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: CATEGORIA COBRA TRANSPARÊNCIA
Sintras questiona por que o Governo de Tocantins não disponibiliza informações alinhadas com cada CPF, argumentando que essas são informações pessoais que devem ser disponibilizadas com transparência.
Os sindicatos afirmam que vão pressionar a gestão pelo acesso a essas informações, destacando que cada profissional tem o direito de saber o que está sendo ajustado para o piso salarial enfermagem em relação ao seu CPF.