O câncer no intestino faz parte dos tumores que iniciam no intestino grosso, também conhecido por câncer no cólon ou no reto.
A doença tem maiores chances de cura caso seja detectada de forma precoce, pois pode se espalhar para outros órgãos, tornando-se perigosa.
O CÂNCER NO INTESTINO
Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2020, mais de 45.630 novos casos foram diagnosticados, sendo 21.970 homens e 23.660 mulheres.
Em 2020, um levantamento feito pelo Atlas de Mortalidade por Câncer (SIM) computou cerca de 20.245 mortes pela doença, sendo 9.889 homens e 10.356 mulheres.
O câncer no intestino pode ser causado por diversos motivos. No entanto, alguns fatores podem aumentar o risco de desenvolver a doença, como idade acima dos 50 anos, sedentarismo, sobrepeso e obesidade, consumo de carnes e produtos processados, falta de ingestão de frutas e verduras que contenham fibras e a ingestão excessiva de carne vermelha.
COMO SE PREVENIR DO CÂNCER DE INTESTINO?
Segundo informações do Inca, dentre as formas de prevenção do câncer de intestino estão a prática de atividades físicas, alimentação balanceada e saudável, buscando por alimentos naturais minimamente processados, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, grãos e sementes.
Evitar alimentos ultraprocessados, como salsicha, mortadela, linguiça, presunto, bacon, blanquet de peru, peito de peru e salame, é essencial para evitar e prevenir o câncer de intestino.
SINAIS E SINTOMAS DO CÂNCER DE INTESTINO EM FASE INICIAL
Veja quais são os principais sintomas do câncer de intestino:
- sangue nas fezes;
- alteração do hábito intestinal (diarreia e/ou prisão de ventre);
- dor, cólica ou desconforto abdominal;
- fraqueza e anemia;
- perda de peso sem causa aparente;
- alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas);
- massa (tumoração) abdominal
TRATAMENTO DO CÂNCER NO INTESTINO
O câncer no intestino é uma doença tratável e potencialmente curável. Normalmente, o tumor é retirado por meio de cirurgia quando localizado no cólon.
Já o câncer de baixo reto é tratado com radioterapia e quimioterapia, que também são usados para prevenir a recorrência do tumor.