A exposição de profissionais de saúde ao coronavírus em Pernambuco, dificuldades e sofrimentos enfrentados na linha de frente da assistência e outros impactos, principalmente entre as trabalhadoras, são tema do e-book Riscos e desafios para profissionais de saúde na pandemia de covid-19.
A publicação, lançada pela Fiocruz Pernambuco e o Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde (Iats), é organizada pelos pesquisadores Maria de Fátima Militão de Albuquerque, Wayner Vieira de Souza, Jessyka Mary Vasconcelos Barbosa e Celina Maria Turchi Martelli.
A obra reúne resultados de pesquisa realizada com 1.525 profissionais de categorias das áreas de medicina, enfermagem e fisioterapia que atenderam pacientes com covid-19 entre maio de 2020 e fevereiro de 2021.
"Sobrecarga dos serviços de saúde, desconhecimento de tratamento, controvérsias sobre o distanciamento social e falta de coordenação nacional em situação de crise foram algumas das dificuldades nos primeiros meses de 2020. Tudo nessa pandemia foi superlativo: número de casos de covid-19, mortes e distúrbios sociais", escrevem os autores.
Além da alta prevalência da covid-19 entre esses trabalhadores, com 61,8% de infectados pelo coronavírus, o estudo publicado em periódicos científicos entre 2020 e 2022 aponta sobrecarga de trabalho e maior vulnerabilidade de técnicos de enfermagem.
O e-book explica a metodologia aplicada, acrescenta depoimentos de médicos que viveram a experiência e traz informações sobre normas sanitárias nacionais e internacionais.
A obra representa o esforço de pesquisadores, profissionais de saúde e dos que atuaram em investigações de campo no primeiro ano da pandemia (2020). Trata-se de uma coletânea de experiências, com resultados da pesquisa sobre os riscos dos profissionais de saúde durante o primeiro ano da pandemia de covid-19 e relatos pessoais de médicos da linha de frente.
O livro foi separado em capítulos, mas não precisa ser lido de forma ordenada, mas de acordo com o interesse do leitor.
Ao todo, são 191 páginas assinadas por 23 autores, em formato PDF, organizadas em nove capítulos.
A publicação encontra-se em acesso aberto no site do IATS.