Conforme expõe o estudo da Faculdade Metropolitana São Carlos, o alecrim apresenta diferentes antioxidantes, que ajudam no combate a radicais livres.
Além de ser amplamente utilizado como aromatizante, o alecrim tem ação antibacteriana e propriedades anti-inflamatórias e quimiopreventivas.
O chá de alecrim é amplamente consumido na medicina popular. A seguir, em entrevista para o Jornal do Commercio, a terapeuta integrativa especialista em fitoterapia, manipulação e uso de plantas medicinais Lucy Amorim elenca os benefícios da bebida.
Chá de alecrim: conheça os benefícios
"O alecrim é um anti-inflamatório do intestino. Ele ajuda a eliminar gases, dores abdominais, controla a prisão de ventre e tem também um outro benefício muito interessante. O alecrim ajuda no funcionamento do cérebro, melhora a oxigenação, a memória, concentração e o bem-estar", explica.
No entanto, Lucy alerta acerca da importância da orientação profissional no consumo de plantas com objetivo fitoterápico.
Os cuidados com o consumo de chás
"O tratamento natural precisa passar por uma orientação profissional. Só por ser natural, não significa que o consumo de fitoterápicos, como chás ou a planta in natura, não faça mal à saúde. A planta precisa ser administrada de forma responsável, segura e orientada", diz.
Ver essa foto no Instagram
Fontes:
AMARAL, Salomão Mendes et al. Alecrim (Rosmarinus officinalis): principais características. Revista de Casos e Consultoria, v. 12, n. 1, p. e24651-e24651, 2021.
Especialista entrevistado: Lucy Amorim - terapeuta integrativa especialista em fitoterapia, manipulação e uso de plantas medicinais.