O cuscuz de milho é uma refeição deliciosa e bastante comum no Brasil, mas rica em carboidratos, o que faz pessoas com glicemia alta questionarem se “quem tem diabetes pode comer cuscuz?”.
DIABÉTICO PODE COMER CUSCUZ?
O consumo de cuscuz é viável para pessoas com diabetes, desde que haja atenção às combinações e ao método de preparo, além de moderação na ingestão.
Evitar a inclusão diária do cuscuz nas refeições é o mais aconselhável, pois, apesar de sua atratividade, em excesso pode influenciar nos níveis de glicemia.
COMO PREPARAR O CUSCUZ SEM ELEVAR A GLICEMIA?
A nutricionista Carol Netto explicou, ao portal Um Diabético, que para fazer o controle dos carboidratos do cuscuz é importante prepará-lo com algumas restrições que elevam a glicemia alta, como o uso da manteiga.
A manteiga, embora contenha gordura, pode inicialmente retardar a elevação da glicemia. No entanto, algumas horas depois, o açúcar no sangue tende a aumentar de qualquer maneira.
É como se a manteiga funcionasse como um freio, retardando, mas não impedindo o aumento da glicemia. Por isso, é indicado que quem tem diabetes pode comer cuscuz, contato que evite aditivos gordurosos.