GLICOSE ALTA

É falso que cebola com limão é bom para baixar glicose; saiba o que diz especialista

Veja porque o uso da cebola para baixar glicose não é comprovado

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 01/02/2024 às 8:20 | Atualizado em 01/02/2024 às 8:23
Notícia
X

O vídeo viral que ensina uma receita para reduzir imediatamente a glicose em diabéticos, usando cebola roxa e limão como ação semelhante à insulina injetável, foi desmentido por especialista.

EXPLICAÇÃO DE ESPECIALISTA:

O vídeo divulgado pelo biólogo Tiago Rocha afirma que ferver a cebola potencializa a glucoquinina, uma substância encontrada no alimento que supostamente reduziria a glicose.

No entanto, a coordenadora do departamento de nutrição em diabetes da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Tarcila Beatriz Ferraz de Campos, esclareceu ao Estadão que essa afirmação é falsa.

Conforme explicado pela nutricionista, a glucoquinina é de fato uma das substâncias funcionais presentes na cebola, com atividade aumentada quando ela é triturada. No entanto, não possui ação milagrosa, inclusive teria o mesmo resultado que outros alimentos saudáveis,

ATITUDE IRRESPONSÁVEL GERA FAKE NEWS:

De acordo com o médico endocrinologista Rodrigo Lamounier, comparar o suposto efeito da receita enganosa com a ação da insulina, como fez o autor do vídeo, é uma atitude irresponsável.

Poucas descobertas na ciência tiveram tanto impacto em salvar vidas como teve a descoberta da insulina em 1921, há 100 anos. Essa descoberta resultou até em um prêmio Nobel de Medicina, então, é uma brincadeira irresponsável e ignorante
Rodrigo Lamounier

Além disso, o médico ressaltou que a diabetes não possui cura e propor um "milagre" afasta os pacientes de abordagens reais que podem efetivamente beneficiar o controle da glicose.

Nutricionista explica a importância das fibras na alimentação saudável

Citação

Poucas descobertas na ciência tiveram tanto impacto em salvar vidas como teve a descoberta da insulina em 1921, há 100 anos. Essa descoberta resultou até em um prêmio Nobel de Medicina, então, é uma brincadeira irre

Rodrigo Lamounier

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor