A canela é uma reconhecida por seus diversos benefícios à saúde, com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, e um novo estudo destacou seu potencial para reduzir os níveis de glicemia no sangue.
ESTUDO INVESTIGA IMPACTO DA CANELA NA GLICEMIA ALTA:
O estudo analisou o efeito da canela na glicemia de 18 indivíduos com sobrepeso ou obesidade e pré-diabetes. Durante 4 semanas, eles seguiram uma dieta com baixo teor de polifenóis e sem canela.
Em seguida, foram divididos em dois grupos: um recebeu 16 cápsulas de canela diariamente (8 no café da manhã e 8 no jantar), o outro um placebo equivalente, por 4 semanas, com troca de grupos após uma pausa de 2 semanas.
Durante todo o estudo, os níveis de glicose dos participantes foram monitorados continuamente por meio de um dispositivo no braço que fazia medições a cada 15 minutos. Além disso, testes orais de tolerância à glicose foram realizados em quatro momentos diferentes.
EFEITO DA CANELA NO CONTROLE DA DIABETES:
Após um jejum de 8 a 12 horas, seguido pela ingestão de 75 gramas de glicose e 8 cápsulas de canela ou placebo, amostras de sangue foram coletadas a cada 30 minutos durante 3 horas.
Os resultados indicaram que os participantes que receberam canela apresentaram consistentemente níveis mais baixos de glicemia no sangue e picos de glicose mais controlados em comparação com aqueles que receberam o placebo, mas sem diferença significativa nos testes de tolerância à glicose entre os dois grupos.
Os pesquisadores concluíram que a canela pode ser uma opção acessível e de baixo custo para ajudar no controle da glicemia em indivíduos com pré-diabetes associada à obesidade.
Fonte: CCN Brasil