Pesquisadores descobriram que um medicamento utilizado no tratamento da artrite reumatoide pode também atrasar a progressão do diabetes tipo 1, impedindo a elevação da glicose.
ENSAIO INVESTIOUA IMPACTO EM PACIENTES:
Um ensaio clínico, publicado na revista New England Journal of Medicine, conduziu testes com 91 pacientes, com idades entre 10 e 30 anos, que foram diagnosticados com diabetes tipo 1 menos de 100 dias antes do início do estudo.
Dos participantes, 60 receberam 4 miligramas de baricitinibe uma vez por dia, enquanto os 31 restantes foram administrados com um placebo.
Ambos os grupos foram tratados ao longo de 11 meses e foram observadas amostras de exame de sangue para medir os níveis de glicose.
PRODUÇÃO DA INSULINA É PRESERVADA:
Aqueles que receberam tratamento com baricitinibe apresentaram níveis mais elevados de peptídeo C, um indicador dos níveis de insulina, em comparação com aqueles que receberam o placebo.
O baricitinibe demonstrou retardar a progressão do diabetes em pacientes recentemente diagnosticados, preservando a capacidade do corpo de produzir insulina, sem quaisquer efeitos colaterais indesejados.
Fonte: Olhar Digital