Não existe uma proibição específica para diabéticos em relação às frutas, porém algumas delas não são ideais para quem tem essa condição. As melhores frutas para essas pessoas são aquelas com baixo índice glicêmico ou que tenham muitas fibras.
Uma estratégia eficaz para evitar picos de glicemia é consumir frutas junto com alimentos ricos em fibras, como aveia, chia ou linhaça.
Frutas mais indicadas para diabéticos; Confira:
-
Goiaba
Com alto teor de fibras e baixo Índice Glicêmico, a goiaba é uma excelente opção para quem tem diabetes.
Além disso, é uma ótima fonte de antioxidantes, como a vitamina C, e ajuda a controlar a sensação de fome.
-
Abacaxi
Devido às suas propriedades digestivas, o abacaxi auxilia na digestão de proteínas e é usado em algumas receitas salgadas.
Rico em fibras e antioxidantes, o abacaxi também tem efeitos diuréticos e anti-inflamatórios, tornando-o uma ótima escolha para os diabéticos.
-
Limão
Rico em antioxidantes, vitamina C e ácido nicotínico, o limão ajuda na prevenção de problemas cardiovasculares, como a trombose, uma preocupação comum para quem tem diabetes.
Além disso, fortalece o sistema imunológico e previne infecções, contribuindo para o bem-estar geral.
-
Morangos
Os morangos são ricos em fitoquímicos, ácido elágico e vitamina C, oferecendo propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Essas substâncias neutralizam os radicais livres, protegendo contra problemas cardiovasculares e câncer.
-
Abacate
Com baixo teor de açúcar, o abacate é uma excelente opção para diabéticos, apesar de ser calórico.
Rico em gorduras ômega-3, beneficia a saúde cardiovascular ao elevar o colesterol HDL, que remove o colesterol dos tecidos e artérias.
-
Pêssego
Com baixo Índice Glicêmico e rico em fibras e antioxidantes, como a vitamina C, o pêssego é uma fruta benéfica para diabéticos, ajudando a controlar a sensação de saciedade e prevenir doenças relacionadas à obesidade.
Além de uma alimentação equilibrada, é crucial para os diabéticos monitorar regularmente a glicemia e a hemoglobina glicada (HbA1c), realizar consultas médicas periódicas e evitar complicações associadas ao diabetes.
Fonte: Tommasi