Uma criança de sete anos morreu no Recife, vítima da meningite, segundo confirma a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Ela morava no bairro do Ibura, na Zona Sul.
A informação sobre o óbito consta no boletim epidemiológico de doença meningocócica da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), consultado pela reportagem do JC. É a primeira morte pela doença deste ano no Estado.
Por nota, a gestão municipal informou também que tomou as medidas em relação a pessoas que tiveram contato com a menina.
A Sesau relatou que a criança foi diagnosticada com meningococcemia (infecção generalizada) sorotipo C e faleceu no dia 17 de janeiro.
A meningite meningocócica (infecção das membranas que recobrem o cérebro) certamente está entre as doenças imunopreveníveis mais temidas. Ela é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e é mais grave quando atinge a corrente sanguínea, provocando meningococcemia, infecção generalizada que acometeu a criança.
De acordo com a Sesau, a menina começou a apresentar sintomas de meningite no dia 15 de janeiro. Ela teve cefaleia, dor abdominal, febre, sufusões hemorrágicas (derrame de sangue ou de um líquido no tecido celular subcutâneo) e vômitos.
No dia 16 de janeiro, ela "foi inicialmente em uma policlínica do Recife e encaminhada ao Imip (Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira)", diz a nota da Sesau.
A gestão municipal acrescenta que a criança "apresentava situação vacinal completa" e que "foram acompanhados dois contactantes e realizada quimioprofilaxia".