Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
Pressão alta

Calor pode aumentar sua pressão arterial: Saiba os riscos e como se proteger

Na segunda semana de março, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou sobre uma onda de calor com potencial perigoso afetando grande parte do Sul do Brasil, com ênfase em São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Cadastrado por

Lorena Lins

Publicado em 11/03/2024 às 16:52 | Atualizado em 11/03/2024 às 16:56
Idoso com calor extremo. - Free Pik.

Na segunda semana de março, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou sobre uma onda de calor com potencial perigoso afetando grande parte do Sul do Brasil, com ênfase em São Paulo e Mato Grosso do Sul.

De acordo com previsões da Climatempo, espera-se que as temperaturas subam de 3°C a 5°C acima do normal em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, partes da Bahia, Minas Gerais, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Pará, Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia.

Adaptação do Organismo ao Calor

Marcelo Franken, um especialista em cardiologia e diretor da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), destaca que os seres humanos são homeotérmicos, ou seja, mantêm a temperatura corporal constante independentemente das condições externas.

"Normalmente, nossa temperatura fica entre 35,5°C e 37,5°C", afirma Franken, que também atua no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Ele explica que, quando o ambiente esquenta, o corpo também reage ao calor.

Para se ajustar a estas condições, o corpo humano inicia uma série de respostas de emergência.

Isso inclui aumentar a produção de suor e dilatar os vasos sanguíneos superficiais, permitindo que o calor seja expelido para o ambiente.

Riscos do Calor Excessivo para o Coração

Este aumento de temperatura pode forçar o sistema de regulação térmica do corpo, potencialmente levando a um aumento da pressão arterial e, em situações extremas, causando desconforto, tonturas e desmaios.

Essas condições emergenciais são normalmente eficientes, mas em ondas de calor severas, podem ser insuficientes ou até nocivas.

Como Proteger o Coração no Calor

A hidratação é necessária para proteger o coração sob altas temperaturas. Carregar uma garrafa de água ajuda a monitorar o consumo de líquidos ao longo do dia, mantendo o sangue fluído e reduzindo o risco de formação de coágulos.

Além disso, é importante buscar sombra e evitar a exposição direta ao sol, especialmente durante as horas mais quentes do dia, próximas ao meio-dia.

Fonte: BBC.

Confira também:

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS