Calor intenso oferece riscos à saúde; esteja atento aos principais sinais e cuidados
A chegada do verão traz consigo um alerta para a saúde do corpo em períodos de altas temperaturas. Confira os riscos e cuidados essenciais na estação
Com a chegada do verão, vem também a empolgação para aproveitar o tempo ao ar livre em atividades típicas da época, como idas à praia ou piscinas. Entretanto, a diversão precisa ser acompanhada de alguns cuidados.
Períodos de calor excessivo podem desregular o corpo humano e causar problemas à saúde. Esteja atento ao impacto das altas temperaturas no organismo e previna-se de doenças e condições indesejadas.
Impactos negativos
Desidratação: a exposição prolongada a altas temperaturas ou esforço excessivo leva à perda de líquidos e eletrólitos. A desidratação, se não tratada com atenção, pode levar a condições mais graves, como insuficiência renal ou problemas cardíacos.
Insolação ou golpe de calor: é uma condição séria, provocada pela exposição prolongada ao sol e ao calor intenso. O corpo se torna incapaz de regular sua temperatura interna, causando sintomas como confusão mental, febre superior a 40ºC, e ainda dores de cabeça, tonturas e náuseas. Se não tratada rapidamente, pode ser fatal.
Agravamento de doenças crônicas: quando exposto ao calor excessivo, o corpo precisa de maiores esforços para manter-se ativo. É o caso dos rins, que podem ser sobrecarregados na tentativa de reter líquidos, ou do coração, que precisará trabalhar mais para bombear sangue quando o organismo está desidratado. Pacientes renais e cardíacos precisam ter atenção redobrada durante o verão.
Proteja-se
Os impactos do calor extremo podem ser evitados seguindo alguns cuidados:
- Ambientes mais frescos: mantenha a temperatura dos ambientes com ventiladores e aparelhos de ar condicionado, quando possível. Ambientes coletivos como shoppings podem se tornar um refúgio para as altas temperaturas;
- Vestimentas adequadas: opte por roupas mais leves e confortáveis, com tecidos respiráveis e cores claras;
- Hidratação constante: beba água regularmente, mesmo sem sede. Sucos naturais, água de coco e isotônicos também são boas opções para repor líquidos. Evite bebidas alcoólicas e com cafeína, pois aceleram o processo de desidratação;
- Alimentação leve: opte por refeições de fácil digestão, como frutas e saladas. Alimentos considerados “pesados” demandam mais energia do corpo no processo de digestão;
- Rotina ajustada: aproveite o período de calor para ajustar sua rotina. Programe atividades ao ar livre ou de maior esforço físico para horários de temperaturas mais amenas, como de manhã cedo, no fim da tarde ou durante a noite.