Com o aumento da circulação de pessoas à procura dos tradicionais presentes de final de ano, a Polícia Militar de Pernambuco lançou, nesta sexta-feira (02), a Operação Papai Noel. O objetivo é reforçar a segurança dos principais centros comerciantes do Estado para diminuir os roubos e furtos tão comuns nesse período de maior movimentação.
Este ano, segundo a corporação, haverá mais de 6.400 lançamentos de policiais militares em todo o Estado, sendo 2.420 deles destinados exclusivamente à área central do Recife - que é a mais procurada para as compras de fim de ano em Pernambuco. Até cães farejadores serão usados para ajudar na segurança.
Os bairros de São José, Santo Antônio e Boa Vista, que concentram o maior número de estabelecimentos comerciais, são da competência do 16º Batalhão, mas vão contar também com apoio de unidades especializadas, como a Cavalaria, CIPCães e CIPMoto.
"O reforço será em horário integral. As equipes vão chegar um pouco antes da abertura do comércio e seguirão até depois do fechamento", declarou o coronel Fred Jorge Saraiva, diretor adjunto da Diretoria de Planejamento Operacional da PM.
"Além do Centro do Recife, cidades como Olinda, Paulista e Jaboatão, que tem comércio forte, também receberão o reforço. No interior, também serão contemplados Caruaru, Nazaré da Mata, Vitória de Santo Antão, Arcoverde, entre outros. Importante dizer que já temos operações ao longo do ano, mas essa vai complementar", completou o porta-voz.
O reforço de policiamento, que seguirá até a véspera do Natal (dia 24 de dezembro), contará ainda com a parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que doou 12 bicicletas para o patrulhamento de ruas mais estreitas e problemáticas para a circulação de viaturas.
A Prefeitura do Recife também dará apoio, destinando uma parte do efetivo da Guarda Municipal para dar apoio com rondas ostensivas.
Ainda com o intuito de apoiar a polícia na segurança do Centro, alguns lojistas estão participando de um grupo em um aplicativo de mensagens, onde compartilham registros e informações de ocorrências flagradas ou que tomam conhecimento.
ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA AOS CLIENTES
A Polícia Militar também deu algumas orientações básicas de segurança para que os clientes evitem furtos e roubos de bolsas e celulares, por exemplo.
"É muito importante que as pessoas também façam a sua parte para evitar a violência. As mulheres e pessoas de mais idade são as principais vítimas. Então, é preciso ter cuidado com a bolsa, deixando ela sempre próxima ao corpo e ter sempre atenção", disse o coronel Fred Jorge Saraiva.
"Outra dica é procurar deixar o celular sempre no bolso da frente. A gente percebe que muitos jovens ainda colocam no bolso de trás e isso acaba facilitando a ação de criminosos. Também é preciso evitar ruas sem movimento", afirmou o coronel.