O adolescente responsável pela morte de quatro pessoas em duas escolas de Aracruz, Espírito Santo, foi sentenciado nesse domingo (4). Segundo a UOL, a decisão prevê que o adolescente fique internado numa unidade socioeducativa por três anos - tempo máximo permitido por lei.
- ATAQUE EM ARACRUZ: adolescente responderá por atos infracionais análogos aos crimes de 10 tentativas de homicídio qualificadas e três homicídios qualificados
- ATIRADOR DE ARACRUZ: Adolescente é filho de PM? Quantos anos ele tem? Veja o que se sabe
- ATIRADOR DE ARACRUZ: adolescente usava símbolo nazista na roupa
O rapaz de 16 anos confessou a autoria dos ataques às escolas. No último dia 26 de novembro, o menino invadiu as unidades de ensino a tiros. Além das vítimas fatais, outras 12 pessoas ficaram feridas. Quatro pessoas seguem internadas em estado grave.
Vídeo mostra momento em que atirador invade escola a tira contra as pessoas
QUEM É O ATIRADOR DAS ESCOLAS NO ESPÍRITO SANTO?
Segundo informações da polícia, o atirador é ex-aluno da Escola Estadual Primo Bitti. A mãe do suspeito também teria sido professora da instituição de ensino.
O adolescente entrou primeiro na escola estadual, onde invadiu a sala dos professores e atirou nas pessoas que estavam lá. Duas morreram no local.
Após esse primeiro ataque, o adolescente entrou em um carro de cor dourada, que estava com as placas cobertas, e seguiu até o Centro Educacional Praia de Coqueiral, onde atirou contra cinco pessoas.
Segundo as investigações, a ação havia sido planejada há dois anos.
VÍDEOS NA INTERNET
Para o delegado-geral da Polícia Civil do Espírito Santo, José Darcy Arruda, o adolescente pode realmente ter aprendido a manusear as armas com base em vídeos, mas existe também a possibilidade de ele ter recebido instruções de maneira presencial, o que será investigado.
"O adolescente disse em depoimento que aprendeu pelo YouTube, mas ele pode ter aprendido de forma presencial ou virtual. Iremos apurar como foi", confirmou Arruda.
Sobre a motivação do crime, o delegado disse ainda não ter uma conclusão: "Ainda estamos investigando e buscando, porém a literatura nos diz que o atirador ativo geralmente são pessoas mentalmente perturbadas, se isolam e tem tendências a ligar a grupos extremistas e quando agem não tem alvo definido".