A Polícia Federal prendeu nesta segunda-feira (19), em frente ao 38º Batalhão de Infantaria Blindada em Vila Velha, Espírito Santo, o bolsonarista pastor Fabiano Oliveira.
Pastor Fabiano é um dos alvos da operação autorizada pelo ministros Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), contra suspeitos de envolvimento em atos antidemocráticos.
Outras prisões determinadas por Alexandre de Moraes
Além do pastor Fabiano, Moraes determinou a prisão de outras três pessoas no Espírito Santo.
O vereador Armandinho Fontoura (Podemos) e o jornalista Jackson Rangel Vieira foram presos no dia 15 de dezembro. O radialista Max Pitangui está foragido.
Atos de extremistas
Desde o fim do segundo turno, extremistas promoveram atos em rodovias e nas portas de quartéis.
Inconformados com a vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que derrotou o presidente Jair Bolsonaro em sua tentativa de reeleição, os extremistas apelam aos militares. Pedem um golpe militar - que chamam de intervenção federal - que impeça a posse do presidente eleito, que, pela Constituição, assumirá o cargo em 1º de janeiro. Sem provas, os golpistas alegam que houve fraude nas urnas eletrônicas.
No dia 12 de dezembro, em Brasília, integrantes desses grupos promoveram quebra-quebra em Brasília. Deixaram um rastro de veículos queimados e de destruição.
Com informações da Estadão Conteúdo