Vídeo que circula nas redes sociais mostra um caso de violência policial durante uma abordagem realizada no Terminal Integrado de Joana Bezerra, na área central do Recife. Nas imagens, uma passageira é agredida por um PM com um forte tapa no rosto após descer do ônibus.
O vídeo foi enviado à produção da TV Jornal/SBT. Nas imagens, policiais militares se aproximam do coletivo e, quando as portas são abertas, a mulher desce acompanhada de outro rapaz - que está com os braços para o alto.
A passageira fala algo e, logo em seguida, recebe o tapa no rosto. Testemunhas relataram que a agressão aconteceu no final de semana.
VEJA VÍDEO:
Não há informações sobre o motivo da abordagem policial e sobre quem são a mulher e o homem que desceram do coletivo.
Em nota oficial, a assessoria da Polícia Militar de Pernambuco afirmou que "encaminhou as imagens para o comandante do batalhão, que irá apurar os fatos".
O 16º Batalhão é o responsável pela área.
Na nota, a corporação Também orientou que qualquer pessoa que se sentir prejudicada, de alguma forma, deve procurar a Corregedoria (da Secretaria de Defesa Social) ou o próprio batalhão "para formalizar uma queixa".
A sede da Corregedoria fica na Avenida Conde da Boa Vista, nº 428, área central do Recife.
CÂMERAS NA FARDA DA PM AINDA SERÃO IMPLEMENTADAS
Em Pernambuco, apesar das promessa de implementação de um projeto-piloto em 2022, as câmeras nas fardas da PM (as chamadas bodycams) ainda não estão sendo usadas.
Foram adquiridas 187 câmeras corporais, além do conjunto de baterias extras e estações computadorizadas de armazenamento das imagens captadas, no valor de R$ 419 mil.
O 17º Batalhão, com sede em Paulista, no Grande Recife, será o primeiro a receber os equipamentos. A empresa vencedora da licitação ainda entregará as bodycams.