Um homem de 25 anos foi preso suspeito de obrigar uma garota a enviar vídeos íntimos e ameaçá-la de morte. A prisão em flagrante aconteceu no município de Carpina, Zona da Mata Norte de Pernambuco, nessa quarta-feira (26). (Veja vídeo mais abaixo)
O suspeito foi autuado em flagrante por stalking, crime que trata da perseguição reiterada a uma vítima, com ameaças à integridade física ou psicológica dela. O crime foi inserido no Código Penal Brasileiro em 2021.
De acordo com o delegado Thiago Henrique, responsável pelas investigações, o homem fazia as ameaças à adolescente de 17 anos por meio da rede social Facebook.
"Ele coagia a menor, que vive no município de Buenos Aires, a enviar fotos e vídeos íntimos. As exigências eram feitas mediante várias ameaças de morte. Por causa disso, a vítima começou a desenvolver problemas psicológicos", contou o delegado, em vídeo postado no Instagram logo após a prisão do suspeito.
VEJA RELATO DO DELEGADO:
O homem vai passar por audiência de custódia nesta quinta-feira (27).
PENA PARA O CRIME DE STALKING
O Código Penal prevê uma pena de pena de seis meses a dois anos de prisão e multa para quem comete o crime de stalking.
O tempo de prisão pode aumentar se a perseguição for cometida contra menores de 18 anos, idosos e mulheres.
A pena também pode ser maior nos casos em que o crime é cometido com o emprego de arma ou por duas ou mais pessoas contra a mesma vítima.
NOVELA TRAVESSIA, DA TV GLOBO, ABORDA TEMA
A novela Travessia, da TV Globo, vem retratando ameaças a menores de 18 anos, que são obrigados e enviar fotos e vídeos íntimos.
Na novela, a personagem Karina, interpretada pela atriz Danielle Olímpia, acha que conheceu uma nova amiga pela internet, mas se trata de um pedófilo, que fica pedindo imagens da garota sem roupa.
O pedófilo usa programas de inteligência artificial que simula a voz e aparência de outra pessoa.
As cenas de ficção servem de alerta aos pais para os cuidados que devem ter o acesso dos filhos à internet.