A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (9), a segunda fase da Operação Jogada Ensaiada, que tem como objetivo desarticular um grupo que manipulava resultados de jogos de futebol.
Equipes da Polícia Federal estiveram nas casas de empresários, jogadores de futebol e apostadores envolvidos no esquema.
Na ação, 60 policiais federais cumpriram 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de:
Aracaju/SE;
Araguaina/TO;
Assu/RN;
Belo Horizonte/BH;
Brasília/DF;
Campina Grande/PB;
Fortaleza/CE;
Igarassu/PE;
Rio de Janeiro/RJ;
São Paulo/SP;
Sumaré/SP.
A operação, cuja primeira fase foi deflagrada em outubro de 2022, tinha por objetivo investigar fraudes no futebol sergipano. Entretanto, a análise do material apreendido acabou revelando um esquema muito maior, de âmbito nacional.
A Polícia Federal foi questionada sobre quem eram os alvos dos mandados de busca e apreensão, mas declarou, por e-mail, que essas informações não seriam repassadas porque a investigação corre por segredo de justiça
Segundo a PF, foram identificados diálogos nos quais empresários (representantes de jogadores), apostadores e dirigentes combinavam manipulação de resultados de partidas de futebol com objetivo de obter ganhos ilícitos em sites de apostas. Estima-se que a organização criminosa movimentou cerca de R$ 11 milhões.
A PF também afirmou que, até o momento, foram identificadas manipulações em jogos de diversos campeonatos estaduais e nos campeonatos brasileiros das séries D e C.
Os investigados responderão por crimes previstos na lei geral do esporte e por organização criminosa.