A Secretaria de Defesa Social (SDS) atualizou as estatísticas e apontou uma redução nos roubos de veículos em Pernambuco em julho de 2023, após 26 meses consecutivos de aumento de casos.
De acordo com a pasta, 953 queixas foram somadas pela polícia no mês passado. Foram 41 ocorrências a menos que em julho de 2022.
Inicialmente, no começo de agosto, a SDS havia divulgado no site oficial que 1 mil boletins de ocorrência de roubos de veículos haviam sido contabilizados em julho deste ano, o que indicava mais um mês de alta nos crimes. Mas o número foi atualizado essa semana.
A assessoria da SDS justificou o "sumiço" de 47 queixas. "A depender das investigações da Polícia Civil, os números deste tipo de crime ou de qualquer outro, podem sofrer alteração. Há casos que foram furtos e os boletins podem ter sido mudado para essa natureza; outros de fraude, em que se registram roubo para que o seguro seja acionado e as investigações apontam que a informação não procede", disse, em nota.
Desta forma, após uma sequência de 26 meses, o Estado conseguiu apresentar uma redução dessa modalidade criminosa - ainda que de apenas 4,1%.
É importante explicar ao leitor que o aumento ou queda da violência é identificado a partir da comparação de um mês com o mesmo mês do ano anterior. Especialistas em segurança consideram essa análise mais correta, porque leva em consideração a sazonalidade.
NO ACUMULADO DO ANO, AUMENTO DE 23,9% NOS ROUBOS DE VEÍCULOS
Segundo estatísticas da SDS, 8.075 roubos de veículos foram registrados entre janeiro e julho deste ano. Houve aumento de 23,9% em relação ao mesmo período de 2022, quando 6.514 ocorrências foram somadas pela polícia.
Por causa do aumento de roubos de veículos, a SDS criou, no mês de maio, uma força-tarefa para analisar os casos e traçar estratégias de prevenção e repressão aos crimes.
Participam desse grupo representantes do Centro Integrado de Inteligência da SDS, da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística e da Gerência Geral do Centro Integrado de Operações, além de comandantes da PM, gestores da Polícia Civil, peritos da Polícia Científica e convidados da Polícia Rodoviária Federal.
CONFIRA DICAS PARA EVITAR ROUBO DE CARRO:
1- antes de sair de casa, verifique se não há nenhuma movimentação suspeita na rua;
2- ao voltar para casa, observe a rua, o portão, se não há algo suspeito próximo e que possa trazer algum perigo;
3- procure estacionar, se possível, em local coberto, seguro, mais iluminado ou ainda na frente de alguma portaria ou onde há grande circulação de pessoas;
4- ao parar no sinal, deixe o veículo ligado e com marcha engatada para, se necessário, realizar uma saída de imediato;
5- no semáforo, mantenha distância do veículo da frente. E, de preferência, ficar nas faixas do meio e da direita, onde a incidência de roubos tende a ser menor;
6- sempre que possível, deixe vidros fechados e evite deixar objetos de valor expostos para não chamar a atenção.