A Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Pernambuco (OAB-PE) afirma que criminosos que estão usando nomes de escritórios de advocacia para extorquir clientes.
Em comunicado, a entidade destaca que os golpistas entram em contato com as vítimas e passam informações pessoais e processuais que deveriam ser sigilosas para dar mais credibilidade à abordagem. "Depois, os criminosos informam que a vítima tem um valor alto a receber, mas que precisa fazer urgente um depósito para que esse valor seja liberado. É tudo mentira, um golpe", informa a OAB-PE.
A entidade destaca que é preciso que tanto advogados e advogadas quanto clientes fiquem alertas ao golpe, que é considerado extremamente sofisticado e bem elaborado.
ADVOGADOS DEVEM REGISTRAR QUEIXA
Para evitar prejuízos, a OAB-PE orienta que os escritórios de advocacia avisem aos clientes que estejam atentos e desconfiem de qualquer tipo de solicitação dessa natureza. É fundamental ressaltar que advogadas e advogados não podem ser responsabilizados por esse tipo de fraude.
"Não é somente de forma manual, existem máquinas e robôs trabalhando para efetivar estes golpes", ressalta o coordenador estadual das prerrogativas da entidade, o tesoureiro Carlos Barros.
O presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da OAB-PE, Yuri Herculano, informa que alguns relatos têm chegado até a entidade, e a comissão orienta advogados e advogadas a procurarem a polícia. "Os profissionais que se virem nessa situação devem entrar em contato com as autoridades e fazer registros de ocorrência."
ORIENTAÇÕES AOS CLIENTES DE ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA:
– Desconfie de facilidades e valores de indenizações extremamente altos em que você precise antecipar alguma quantia;
– Não acredite em ligações ou mensagens via WhatsApp. Na dúvida, marque uma reunião presencial com seu advogado;
– Acesse seu processo no site oficial da justiça para acompanhar o andamento da ação judicial;
ORIENTAÇÕES AOS ADVOGADOS:
– Alerte seus clientes sobre essas possíveis fraudes. Ligue, envie e-mails e/ou mensagens dizendo que qualquer resposta sobre ação judicial somente será informada pelo próprio escritório;
– Os golpistas baixam os processos e conseguem informações até mesmo sigilosas. Mais de cem advogados já foram vítimas em Pernambuco;
– É um golpe realizado por meio de robôs;
– As vítimas geralmente são pessoas físicas e quase sempre os processos são trabalhistas e/ou previdenciários.