Notícias sobre segurança pública em Pernambuco, por Raphael Guerra

Segurança

Por Raphael Guerra e equipe
VIOLÊNCIA

'Com certeza foram confundidos', diz irmã de um dos médicos assassinados no Rio de Janeiro

Crime aconteceu em um quiosque na Barra da Tijuca, no Rio

Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 05/10/2023 às 9:52 | Atualizado em 05/10/2023 às 10:35
Médicos foram assassinados no Rio de Janeiro - REPRODUÇÃO

Três médicos ortopedistas foram assassinados a tiros em um quiosque na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira (5). Outro profissional que também ficou estava no local foi baleado e se encontra em estado grave.

Os profissionais de medicina mortos são especializados em ortopedia e estavam na capital fluminense para um congresso internacional de ortopedia.

Eles foram identificados como Perseu Ribeiro de Almeida, 33; Marcos Andrade Corsato, 63; e Diego Ralf Bonfim, 35.

Há, ainda, uma quarta pessoa alvejada: Daniel Sonnewend Proença, 33, que está internado em estado grave no Hospital Municipal Lourenço Jorge.

Uma das vítimas, o médico Diego Bomfim, é irmão da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP).

'FORAM CONFUNDIDOS'

A Polícia Civil do Rio de Janeiro acredita em execução, já que nada foi levado, e os criminosos chegaram atirando. Testemunhas contaram ainda que os bandidos nada falaram.

Apesar da linha de investigação, familiares das vítimas afirmam que os profissionais foram confundidos.

Lais Ribeiro Almeida, de 29 anos, irmã de Perseu Ribeiro de Almeida, afirma ter se tratado de um engano. "Com certeza foram confundidos", disse ela.

"Ele era um ser humano incrível, como pai, filho, irmão e médico", completou em entrevista ao jornal O Globo.

As famílias dos médicos assassinados no Rio de Janeiro ainda desconhecem detalhes do crime. 

De acordo com a filha de Corsato, os familiares não têm mais informações sobre a situação. “Acabamos de receber a notícia. Não sabemos detalhe nenhum, só o que saiu na reportagem”, disse Maria Eugenia Corsato.

VÍDEO MOSTRA MOMENTO DO CRIME

Imagens de câmeras de segurança de um quiosque na Barra da Tijuca mostram o momento exato em que três criminosos descem de um carro na Avenida Lúcio Costa e disparam contra os médicos.

O vídeo mostra que, assim que o veículo encosta na pista ao lado da ciclovia, os criminosos descem, correm na direção das vítimas e efetuam os disparos. De acordo com a câmera de segurança, o crime aconteceu à 0h59.

No momento em que os criminosos efetuam os disparos, dois clientes que estavam sentados em uma mesa do estabelecimento correm

LINHA DE INVESTIGAÇÃO

A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), da Polícia Civil do Rio (PCERJ), instaurou um inquérito para investigar o homicídio.

Foram pelo menos 20 disparos, em um período de 20 segundos. Um dos homens ainda voltou no estabelecimento, depois que uma das vítimas tentou se abrigar.

As testemunhas também disseram que os assassinos estavam fortemente armados e que eles haviam desembarcado de um veículo, antes de atirarem nas vítimas.

PF VAI ACOMPANHAR INVESTIGAÇÃO

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, determinou, na manhã desta quinta-feira (5), que a Polícia Federal (PF) acompanhe as investigações relacionadas ao crime.

Assim como acredita a Polícia Civil do Rio, Dino vê crime como execução.

“Em face da hipótese de relação com a atuação de dois parlamentares federais, determinei à Polícia Federal que acompanhe as investigações sobre a execução de médicos no Rio. Após essas providências iniciais imediatas, analisaremos juridicamente o caso. Minha solidariedade à deputada Sâmia, ao deputado Glauber e familiares”, escreveu Dino na plataforma X, antigo Twitter.

Em face da hipótese de relação com a atuação de dois parlamentares federais, determinei à Polícia Federal que acompanhe as investigações sobre a execução de médicos no Rio. Após essas providências iniciais imediatas, analisaremos juridicamente o caso. Minha solidariedade à…

— Flávio Dino ???????? (@FlavioDino) October 5, 2023

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS