A quarta-feira (10) foi marcada pela violência na Região Metropolitana do Recife (RMR). A Polícia Civil somou 11 assassinatos, incluindo um feminicídio. Além disso, também houve quatro tentativas de homicídio, uma tentativa de feminicídio e uma tentativa de latrocínio (roubo seguido de morte). Parte dos crimes ocorreu à luz do dia, o que demonstra a ousadia dos criminosos e o forte sentimento de impunidade.
Um dos casos que teve repercussão na própria quarta-feira foi a morte de Adalberto Gomes da Silva, de 45 anos. Ele foi executado a tiros na Rua Córrego José Idalino, no bairro do Brejo da Guabiraba, no Recife, no começo da tarde.
Dois familiares deles também foram atingidos por tiros, mas sobreviveram. Eles contaram à polícia que o crime foi praticado por assassinos encapuzados, que saíram de um carro e atiraram. Câmeras de segurança registraram o momento dos disparos.
Outro homem, que trabalha como vendedor de água, também foi atingido por tiros porque estaria observando a ação dos criminosos. Ele foi socorrido para a UPA de Nova Descoberta e encaminhado para o Hospital da Restauração.
A Polícia Civil suspeita que esse crime tem relação com a disputa pelo tráfico de drogas.
BRASÍLIA TEIMOSA, ZONA SUL DO RECIFE
Um homem identificado como Bruno Leonardo Amorim Freitas, de 34 anos, foi atingido por tiros na Colônia dos Pescadores, em Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife. O crime ocorreu por volta das 10h.
O assassino, ainda não identificado, conseguiu fugir. A polícia acredita que o homicídio tem relação com o tráfico de drogas.
FEMINICÍDIO NO ROSARINHO
Uma mulher identificada como Giselle Rodrigues Campos, de 41 anos, foi atingida por um tiro no bairro do Rosarinho, Zona Norte do Recife. Ela chegou a ser socorrida e encaminhada ao Hospital da Restauração, no Derby, mas não sobreviveu.
A Polícia Civil trabalha com a hipótese de que o crime foi um feminicídio.
MADALENA, ZONA OESTE DO RECIFE
Um homem identificado como Leandro Ferreira de Lima, de idade não informada, morreu após ser atingido por tiros por volta das 22h. Ele estava em casa, com mais três amigos, comemorando o aniversário quando os criminosos chegaram chamando por ele. Ao sair do local, a vítima ainda teria conversado com os assassinos antes de ser morta.
O crime foi na Rua Antônio de Sá, no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife. A informação recebida pela polícia foi de que a vítima seria usuária de drogas.
IPUTINGA, ZONA OESTE DO RECIFE
Homicídio na Rua Leal de Barros, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife. O corpo da vítima Caio Lucas da Silva Araújo, de 21 anos, foi retirado do rio pelo Corpo de Bombeiros Militar e apresentava ferimentos provocados por arma branca.
A autoria até o momento desconhecida. Havia uma queixa registrada pelo desaparecimento dele. A suspeita é de que o crime tenha relação com o tráfico de drogas.
OLINDA
Um homem identificado como Willams Filipe Santos da Silva, de 22 anos, foi morto a tiros na Rua Ladeira do Giz, no bairro de Águas Compridas, em Olinda, por volta das 3h.
No bolso dele, a polícia encontrou uma pequena quantidade de substância semelhante a maconha. A autoria do crime é desconhecida.
SÃO LOURENÇO DA MATA
No município de São Lourenço da Mata, a vítima foi José Renato da Cruz, de 25 anos. Ele estava numa kombi quando foi atingido por tiros nas costas, cabeça e rosto. Chamou a atenção da polícia que foram encontradas cápsulas de vários calibres de armas de fogo no local.
O crime aconteceu por volta das 6h20, na Manoel Quintão, no Pixete. Os investigadores apontaram a suspeita de que houve um desentendimento da vítima com um grupo criminoso, mas que não teria relação com drogas.
DUPLO HOMICÍDIO E TENTATIVA EM SÃO LOUREÇO DA MATA
Horas depois, no centro de São Lourenço da Mata, a Polícia Civil registrou um duplo homicídio e uma tentativa. O homem que sobreviveu aos tiros contou à polícia que estava dirigindo o carro quando outro veículo se aproximou e os criminosos efetuaram os tiros.
Ferido, ele foi socorrido e encaminhado para a UPA de São Lourenço da Mata, onde fez o relato aos policiais. Os dois homens que morreram teriam sido vítimas de bala perdida. Mas a investigação ainda vai esclarecer.
JABOATÃO DOS GUARARAPES
Um homem identificado como Ítalo de Santana Silva, de 22 anos, foi morto a tiros no bairro de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes. Segundo testemunhas, dois homens numa bicicleta teriam praticado o crime.
Familiares contaram à polícia que a vítima seria usuária de drogas e que sempre chegava em casa com correntes de prata e relógio.
No momento do crime, outro homem também foi atingido por tiros. Ele foi socorrido e encaminhado para o Hospital da Restauração, no Recife.
OUTRO CRIME EM JABOATÃO
No bairro do Socorro, na mesma cidade, um homem que trabalhava como motorista de aplicativo foi morto a tiros. Segundo testemunhas, o assassino estava em um carro de cor preta. A motivação do crime ainda é um mistério.
ANO DE 2023 REGISTROU AUMENTO DE 5,98% NAS MORTES VIOLENTAS
Estatísticas do governo estadual, obtidas em primeira mão pelo JC, apontaram que 3.632 pessoas foram assassinadas em Pernambuco no ano de 2023. O crescimento foi de 5,98% em relação a 2022, quando 3.427 vidas foram perdidas por causa da violência.
Quando se fala em mortes violentas intencionais, como são classificadas pela Secretaria de Defesa Social (SDS), estão englobados os homicídios, latrocínios, feminicídios, lesões corporais seguidas de morte e os óbitos em intervenções policiais.
Só no último mês de dezembro, 343 pessoas foram mortas no Estado. Ao todo, 36 ocorrências a mais do que no mesmo período de 2022.
O Juntos pela Segurança tem como meta a redução de 30% no número de mortes violentas intencionais até o final de 2026, tendo como base o resultado de 2022.