Notícias sobre segurança pública em Pernambuco, por Raphael Guerra

Segurança

Por Raphael Guerra e equipe
VIOLÊNCIA

Uma criança é morta a tiros e outras duas são baleadas dentro de casa em Itamaracá

Meninos estavam dormindo no momento em que foram atingidos pelos tiros, na noite dessa quinta-feira (22)

Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 23/02/2024 às 10:21 | Atualizado em 23/02/2024 às 13:43
Jackson Kovalick Dantas Silva, de 10 anos, foi morto a tiros enquanto dormia, em Itamaracá - Acervo pessoal

Uma criança morreu e outras duas ficaram feridas após serem baleadas enquanto dormiam, dentro de casa, em Itamaracá, no Litoral Norte de Pernambuco. O crime, ocorrido na noite dessa quinta-feira (22), está sendo investigado pela Polícia Civil.

O caso aconteceu na comunidade da Biquinha, no bairro do Pilar. De acordo com testemunhas, criminosos armados foram até a residência, derrubaram a porta de madeira, atiraram nas crianças e fugiram. Cada uma levou cerca de cinco tiros. 

Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível observar o desespero da mãe das crianças e a quantidade de sangue espalhado pelo imóvel. "Invadiram minha casa, atiraram nos meus filhos pequenos. Meu Deus do céu, ele foi baleado", disse. 

Nas imagens, as vítimas aparecem ensanguentadas. Uma delas, chorando, pede socorro à mãe. 

A criança que faleceu foi identificada como Jackson Kovalick Dantas Silva, de 10 anos. Ele levou tiros no torax, no abdomen, no braço e perna. O menino chegou a ser levado para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista, mas não resistiu.

Os irmãos dele, de 7 e 12 anos, foram socorridos e encaminhados para o Hospital da Restauração, no Recife, onde seguem internados. O quadro de saúde dos sobreviventes é considerado estável.

Leia Também

Em entrevista à TV Jornal, na manhã desta sexta-feira (23), a mãe das crianças falou sobre o caso. "Estava todo mundo dormindo. Olhei para eles e falei: 'atirem não, tem quatro crianças aqui'. Eles não falaram nada, só chegaram atirando. Não mexeram nas portas, a grade estava aberta", contou, sem se identificar.

"Não tenho ideia do que foi. Pode ser atrás de alguém. Não sei o porquê. Tenho interesse em descobrir não. Porque eu não conheço esse pessoal, e já aconteceu. A vida do meu filho não vai voltar mais. Preciso seguir minha vida e deixar Deus resolver", completou. 

ALVO SERIA UM PRIMO DAS CRIANÇAS

Polícia começou a investigar ataque a tiros contra crianças em Itamaracá - Welington Lima/TV Jornal

O comandante do 26º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Maurício Freitas, afirmou que já há uma linha de investigação. "Eles (criminosos) estavam à procura de um quarto elemento, que seria primo daquelas crianças. As informações é de que ele não estava na casa. Infelizmente parte da família tem envolvimento com o tráfico de drogas", afirmou, em entrevista à TV Jornal

O comandante disse ainda que a informação é de que a mãe das crianças não estaria em casa no momento do ataque a tiros. "A mãe não estava no local, pelo que foi presenciado pelos policiais militares. Ela chegou depois do ocorrido. Ela foi informada e se dirigiu à residência."

O militar contou também que há imagens que estão sendo analisadas e que alguns suspeitos já teriam sido identificados. "Em tempo tempo haverá a prisão desses criminosos."

INVESTIGAÇÃO

A Polícia Civil de Pernambuco informou que está investigando o caso como uma dupla tentativa de homicídio e um homicídio consumado. 

Cápsulas de balas foram recolhidas por peritos do Instituto de Criminalística para exames. O laudo deve sair nos próximos dias. 

"As investigações foram iniciadas e seguem com a 8ª DPH/DHMN até o total esclarecimento do caso", disse a corporação, em nota oficial. 

Durante solenidade no Palácio do Campo das Princesas, nesta sexta-feira, a governadora Raquel Lyra foi questionada sobre o caso.

"Está havendo uma investigação muito firme. Tenho acompanhado de perto com a Secretaria de Defesa Social para que a gente possa punir os criminosos e, se se trata de crime organizado, que a gente possa combatê-lo. O que a gente mais quer é devolver a paz social no Estado", declarou. 

BEBÊ FOI MORTO NO MESMO BAIRRO

No último sábado (17), outro crime chocou os moradores do bairro do Pilar. Um bebê de 9 meses foi assassinado com um tiro após criminosos invadirem a casa da família. 

A vítima foi identificada como Gael Lourenço França do Carmo. A mãe e a avó dele também foram baleadas. O caso também é investigado pela Polícia Civil.

Até agora nenhum suspeito do crime foi preso. 

NÚMEROS DA VIOLÊNCIA EM ITAMARACÁ

De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), 29 pessoas foram assassinadas em Itamaracá em 2023. Houve um aumento de 20,83% em relação ao ano anterior, quando 24 mortes foram contabilizadas pela polícia. 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS