Notícias sobre segurança pública em Pernambuco, por Raphael Guerra

Segurança

Por Raphael Guerra e equipe
COMBATE AOS CRIMES

Polícia quer cumprir 257 mandados de prisão contra autores de violência contra a mulher, em Pernambuco

Em parceria com o governo federal, secretarias estaduais de Defesa Social e da Mulher anunciaram ações para março, mês de luta pelos direitos e segurança da mulher

Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 04/03/2024 às 15:14
Diariamente, uma média de 143 vítimas procuram a polícia para prestar queixa por violência doméstica no Estado - Marcos Santos/USP

As polícias Civil e Militar de Pernambuco vão somar esforços para tentar cumprir 257 mandados de prisão em aberto contra autores de violência contra a mulher. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (4), durante coletiva de imprensa realizada pelas secretarias de Defesa Social e da Mulher para apresentar ações de repressão e prevenção que serão realizadas ao longo do mês de março, quando se comemora a luta pelos direitos e segurança da mulher.

"Os mandados de prisão são relacionados a todos os crimes contra a mulher, como feminicídios e violência doméstica. Nosso objetivo é cumprir o máximo de mandados possível ao longo do mês. Além disso, vamos cumprir um cronograma no interior do Estado para concluir inquéritos que estão em aberto e isso pode resultar em mais mandados de prisão", afirmou a gestora do Departamento de Polícia da Mulher, Fabiana Leandro.

O coronel Cristiane Moura, titular da Diretoria de Articulação Social e Direitos Humanos da Polícia Militar, disse que as equipes da Patrulha Maria da Penha vão colaborar com o mutirão para cumprimento dos mandados de prisão. "Na Região Metropolitana do Recife, contamos com oito viaturas. E no interior cada batalhão conta com uma. Essas equipes já fazem um trabalho ao longo do ano visitando as mulheres para observar se as medidas protetivas estão sendo cumpridas", explicou. 

Leia Também

APOIO DO GOVERNO FEDERAL

As ações em Pernambuco fazem parte da Operação Átria, realizada anualmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O governo federal está apoiando os Estados com repasse de verbas em dinheiro para pagamentos de diárias aos policiais escalados para a operação, além de capacitação e de troca de informações com o serviço de inteligência federal.

"O governo federal fez o repasse de 300 diárias para contribuir com a operação. Mas, dentro da Operação Pernambuco Seguro, também vamos pagar diárias para ter mais efetivo realizando as ações previstas", disse o secretário de Defesa Social (SDS), Alessandro Carvalho. 

De acordo com a SDS, 52.122 queixas de violência doméstica/familiar contra a mulher foram registradas pela polícia, em 2023, em Pernambuco. A média foi de 143 boletins de ocorrência por dia. 

AÇÕES DE PREVENÇÃO

A delegada Fabiana Leandro reforçou que a agenda de março também conta com ações de prevenção. "Haverá palestras em escolas, comunidades e até no comércio para chegar no maior número de pessoas. É importante que os homens também participem para entenderem o que é a violência contra a mulher", disse.

A secretária estadual da Mulher, Mariana Melo, afirmou ainda que turmas de policiais vão passar por capacitação para melhorar os atendimentos às mulheres vítimas de violência. 

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS