O programa Celular Seguro, serviço criado pelo governo federal para diminuir os roubos e furtos dos aparelhos, passou por atualização para tornar o cadastro mais simples. Agora, o usuário só precisa informar dados básicos, como número de telefone, nome da operadora e marca do aparelho.
A ferramenta pode ser acessada diretamente no navegador de internet, por meio do site celularseguro.mj.gov.br. Quem utiliza o programa por meio de aplicativos, disponíveis para Android e iPhone (IOS), deverá fazer a atualização da versão.
O programa possibilita às vítimas de furto e roubo de dispositivos móveis que possam bloquear o aparelho e aplicativos digitais em poucos cliques, reduzindo o risco de golpes financeiros. Não há limite para o cadastro de números, mas eles precisam estar vinculados ao CPF do titular da linha para que o bloqueio seja efetivado.
Cada pessoa cadastrada poderá indicar pessoas da sua confiança, que estarão autorizadas a efetuar os bloqueios, caso o titular tenha o celular roubado, furtado ou extraviado. Também é possível que a própria vítima bloqueie o aparelho acessando o site por um computador.
Após o registro de furto, roubo ou perda do celular, os bancos e instituições financeiras que aderiram ao projeto farão o bloqueio das contas.
ENTENDA AS MUDANÇAS
- Para agilizar e facilitar o processo de cadastro, foram mantidos apenas os campos essenciais. Com isso, não será mais necessário informar o IMEI e o modelo do aparelho.
- Foi incluída a opção "Outra operadora" para o campo Operadoras.
- A identificação da marca do aparelho ficou mais intuitiva, podendo ser selecionada a partir de uma lista.
- O usuário só poderá emitir um alerta para ocorrências dos últimos 15 dias, permitindo maior eficácia na ação.
- Criada a possibilidade de selecionar o tipo de alerta que será emitido: apenas o bloqueio do aparelho/linha, outros bloqueios (de outras instituições parceiras) ou ambas as opções.
- Para emitir um alerta, o usuário visualizará uma notificação de confirmação de envio, trazendo maior garantia contra cliques acidentais.
DESBLOQUEIO
O Celular Seguro representa um botão de emergência que deve ser utilizado somente em casos de perda, furto ou roubo do celular. A ação garante o bloqueio ágil do aparelho e de aplicativos. A ferramenta não oferece a possibilidade de fazer o desbloqueio.
Caso o usuário emita um alerta, mas recupere o telefone em seguida, terá que solicitar os acessos entrando em contato com a operadora, bancos e outros. Cada empresa segue um rito diferente para a recuperação dos aparelhos e das contas em aplicativos.