Prisão de Deolane Bezerra é mantida após nova audiência de custódia
Nesta quarta-feira (11), juiz plantonista confirmou legalidade da nova prisão preventiva, após influenciadora descumprir medidas cautelares
A advogada, empresária e influenciadora digital Deolane Bezerra vai permanecer presa preventivamente. A decisão foi anunciada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), após audiência de custódia, realizada nesta quarta-feira (11). Deolane teve a prisão domiciliar revogada em menos de 24 horas, porque descumpriu medidas cautelares.
A audiência de custódia foi acompanhada por Deolane de forma virtual, já que ela está na Colônia Penal Feminina de Buíque, no Agreste de Pernambuco, desde a noite dessa terça-feira (10).
"Foram verificados apenas os aspectos formais da prisão, como a legalidade no cumprimento do mandado", pontuou a assessoria do TJPE.
A nova prisão preventiva foi determinada pela juíza Andréa Calado da Cruz. A decisão foi tomada porque, logo após deixar a Colônia Penal Feminina do Recife, na segunda-feira, Deolane deu declarações à imprensa. "Foi uma prisão criminosa, cheia de abuso de autoridade. Eu não posso falar sobre o processo. Eu fui calada", disse.
Na decisão do TJPE, que havia convertido a prisão preventiva em domiciliar, havia ordens para que Deolane não se manifestasse publicamente, em redes sociais e em veículos de comunicação.
Deolane está isolada em uma cela da unidade prisional de Buíque. De acordo com o Sindicato dos Policiais Penais de Pernambuco, lá só há espaço para 107 presas. Mas, atualmente, conta com 264.
OPERAÇÃO
A influenciadora foi presa no última dia 4, após a deflagração da Operação Integration, da Polícia Civil de Pernambuco, que investiga uma organização criminosa por crimes de lavagem de dinheiro e prática ilegal de jogos de azar.
A mãe da influenciadora, Solange Bezerra, também foi presa.
Cinco dias depois, Deolane recebeu o benefício da prisão domiciliar porque tem uma filha de 8 anos. Há habeas corpus coletivo concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de 2018, que substitui a prisão preventiva por domiciliar para gestantes, lactantes e mães de crianças de até 12 anos ou de pessoas com deficiência.
DEOLANE E A MÃE NEGARAM CRIMES
Em depoimento, na sede do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri), em Afogados, na Zona Oeste, a influenciadora digital negou envolvimento em crimes.
Ela confirmou que teve contrato com a empresa Esportes da Sorte, com sede no Recife, e que o contrato foi encerrado em maio deste ano.
Deolane afirmou que possuía três contas bancárias para receber pagamentos por trabalhos realizados, mas que todas foram encerradas. E que atualmente tem uma conta digital.
A influenciadora declarou que não emprestou suas contas bancárias para terceiros, nem deixou que outras pessoas movimentassem as contas delas.
No depoimento, Deolane ressaltou que não teve envolvimento com lavagem de dinheiro ou ocultação de bens, direitos e valores provenientes do crime.
A mãe de Deolane disse ser sócia da empresa da filha, Bezerra Publicidades, mas afirmou não saber qual o percentual dela. Ela alegou ainda não ter relação com a empresa Esportes da Sorte, um dos alvos da investigação policial.
Solange foi questionada sobre a origem de altos valores em dinheiro que circulam em sua conta bancária, com rápida saída dos recursos.
Ela declarou que precisava de um contador para fazer o levantamento.