Os dados do Painel de Informações da Rais de 2021, do Ministério do Trabalho, mostram que 11% da força de trabalho da construção civil é composta por mulheres, ou seja, mais de 250 mil trabalhadoras em um total de 2,3 milhões de profissionais do setor com carteira assinada. O valor é um aumento em relação a 2010.
Não apenas na engenharia, arquitetura e design de interiores, as mulheres vêm ocupando, também, os canteiros de obra, como pedreiras, serventes e carpinteiras. Entre as características mais comuns vistas nelas estão a determinação, perfeccionismo, empatia e boa comunicação com a equipe.
De acordo com Gabriel Maia, a situação está se tornando cada vez mais comum. “Hoje é normal em canteiro de obras encontrarmos mulheres fazendo atividades das mais leves as mais pesadas. Na mão de obra direta contamos com a presença feminina em atividades como pintura, rejuntamento interno e externo (fachada), revisões finais de apartamentos, e se expandindo”, fala.
Escritor e mestre no teatro pernambucano, Leidson Ferraz agora foca suas mais recentes pesquisas a uma ação social. Após receber doação de centenas de jornais das décadas de 1940 até o início dos anos 2000, ele digitaliza e cataloga o material no setor das artes cênicas. Depois, doa tudo para catadores de papel que encontra nas ruas. A iniciativa de pesquisa cultural incentiva a reciclagem e a sustentabilidade.
A partir de hoje e até a esta quarta, a Associação das Pousadas de Fernando de Noronha participa da WTM Latin America, uma das maiores feiras voltadas para o turismo no País. Reunirá, no Expo Center Norte, em São Paulo, mais de 600 empresas, considerado o principal palco para negócios e capacitação do trade no primeiro semestre do ano.
O Projeto Seis e Meia está de volta. A temporada de 2023 estreia com o show “Ana Cañas Canta Belchior”, no dia 14 de abril. O projeto, que fez história lançando nomes como Chico Science e a Nação Zumbi, tem como missão divulgar a cultura e dar visibilidade aos artistas locais, colocando-os como ato de abertura de cantores nacionais consagrados. A abertura ficará sob o comando do recifense Igor de Carvalho.
Os filhos de agricultores da Zona da Mata Norte do Estado, que têm talento para a música, podem participar da primeira Orquestra de Câmara da região. O desafio é da organização não-governamental Giral. Educadores da instituição buscam essas pérolas na sala de aula de música clássica mantida em Glória de Goitá. Pelo menos 18 crianças e jovens terão sete meses para o ensaio e a apresentação especial nos 16 anos da instituição, a ser comemorado em outubro.
Carolina Tavares e Simone Tavares inauguram, na terça, dois novos empreendimentos no centro do Recife: o Celeste Café e a Livraria do Jardim. Os espaços prometem ser uma opção de lazer, cultura e entretenimento para a região, unindo livros, palestras e apresentações culturais. No Varejão do Estudante.
O Shopping Patteo agora conta com duas novas operações em seu mix de compras. Chegaram ao mall as lojas Blanche e Mundo das Vitaminas.