Cresce número de mulheres na construção civil

Leia a coluna desta segunda-feira do seu Jornal do Commercio
JC
Publicado em 03/04/2023 às 0:00
Cresce número de mulheres em cargos da construção Foto: Istock


 Os dados do Painel de Informações da Rais de 2021, do Ministério do Trabalho, mostram que 11% da força de trabalho da construção civil é composta por mulheres, ou seja, mais de 250 mil trabalhadoras em um total de 2,3 milhões de profissionais do setor com carteira assinada. O valor é um aumento em relação a 2010.

Não apenas na engenharia, arquitetura e design de interiores, as mulheres vêm ocupando, também, os canteiros de obra, como pedreiras, serventes e carpinteiras. Entre as características mais comuns vistas nelas estão a determinação, perfeccionismo, empatia e boa comunicação com a equipe.

De acordo com Gabriel Maia, a situação está se tornando cada vez mais comum. “Hoje é normal em canteiro de obras encontrarmos mulheres fazendo atividades das mais leves as mais pesadas. Na mão de obra direta contamos com a presença feminina em atividades como pintura, rejuntamento interno e externo (fachada), revisões finais de apartamentos, e se expandindo”, fala.

Novo projeto

Escritor e mestre no teatro pernambucano, Leidson Ferraz agora foca suas mais recentes pesquisas a uma ação social. Após receber doação de centenas de jornais das décadas de 1940 até o início dos anos 2000, ele digitaliza e cataloga o material no setor das artes cênicas. Depois, doa tudo para catadores de papel que encontra nas ruas. A iniciativa de pesquisa cultural incentiva a reciclagem e a sustentabilidade.

Turismo

A partir de hoje e até a esta quarta, a  Associação das Pousadas de Fernando de Noronha participa da WTM Latin America, uma das maiores feiras voltadas para o turismo no País. Reunirá, no Expo Center Norte, em São Paulo, mais de 600 empresas, considerado o principal palco para negócios e capacitação do trade no primeiro semestre do ano.

Arquivo Pessoal - Erika Becker, que agora assume o cargo de Conselheira Deliberativa Suplente da ABMCJ/P, junto à Simone Andrade, presidente da instituição

Cultura

O Projeto Seis e Meia está de volta. A temporada de 2023 estreia com o show “Ana Cañas Canta Belchior”, no dia 14 de abril. O projeto, que fez história lançando nomes como Chico Science e a Nação Zumbi, tem como missão divulgar a cultura e dar visibilidade aos artistas locais, colocando-os como ato de abertura de cantores nacionais consagrados. A abertura ficará sob o comando do recifense Igor de Carvalho.

Arquivo Pessoal - A dermato Lóren Faae, que alerta para os cuidados da pele durante as constantes mudanças de temperatura

Música

Os filhos de agricultores da Zona da Mata Norte do Estado, que têm talento para a música, podem participar da primeira Orquestra de Câmara da região. O desafio é da organização não-governamental Giral. Educadores da instituição buscam essas pérolas na sala de aula de música clássica mantida em Glória de Goitá. Pelo menos 18 crianças e jovens terão sete meses para o ensaio e a apresentação especial nos 16 anos da instituição, a ser comemorado em outubro.

DIVULGAÇÃO - Segundo o Psicólogo Clínico Gustavo Figueirêdo, o processo psicoterapêutico é um dos meios para que o ser humano caminhe ao encontro de um melhor bem-estar."

Centro

Carolina Tavares e Simone Tavares inauguram, na terça, dois novos empreendimentos no centro do Recife: o Celeste Café e a Livraria do Jardim. Os espaços prometem ser uma opção de lazer, cultura e entretenimento para a região, unindo livros, palestras e apresentações culturais. No Varejão do Estudante.

Comércio 

O Shopping Patteo agora conta com duas novas operações em seu mix de compras. Chegaram ao mall as lojas Blanche e Mundo das Vitaminas. 

 

 

 

 

 

TAGS
jornal do commercio social1 Coluna Social
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory