Ministro da Justiça defende a prática do surfe

Alexandre Gondim
Publicado em 28/04/2020 às 18:51
Surfistas em Bondi Beach cinco semana ápos seu fechamento. Foto: PETER PARKS / AFP


O novo ministro da Justiça e Segurança Pública André Mendonça, oficializado hoje, 28/4 no Diário Oficial da União, em recente pronunciamento, ainda como Ministro-Geral da União, afirmou que: “De acordo com a orientação geral do ministério da saúde é para que se evitem aglomerações, o que não significa que uma pessoa individualmente não possa praticar um esporte, como a prática do surfe, ajudando um contexto geral de saúde.”

 

AGU - O novo ministro da Justiça e Segurança Pública André Mendonça, oficializado hoje, 28/4 no Diário Oficial da União, em recente pronunciamento, ainda como Ministro-Geral da União,

Hoje foi veiculada a imagem de surfistas correndo para o mar assim que a prática do surfe foi liberada na Austrália. A abertura oficial das praias em Sydney aconteceu nesta terça-feira, as 7 horas da manhã, cinco semanas após o fechamento, sob aplausos e correria dos surfistas ávidos por ondas.
Faixas com a frase: “Surf and go” (em português: Surfe e vá embora) orientam que as pessoas após o surfe saiam da praia e voltem as suas casas. Lá esta proibido tomar banho de sol e fazer esportes na areia, cumprindo as medidas de distanciamento social.
A proibição da praia deve-se a preocupação das autoridades em controlar as aglomerações que naturalmente acontece quando esta “crowd” e com isso diminuir o contágio do novo Coronavírus.
O certo é não surfar em praias que o surfe este proibido, como coloca o presidente da FPS - Federação Pernambucana de Surfe, Pedro Lima: “Se esta proibido devemos obedecer.”
A mesma opinião tem Geraldo Cavalcante, organizador dos principiais eventos que aconteceram no Nordeste e da FPS: “Já fomos marginalizados no passado, agora temos de dar exemplo e fazer o que esta ao nosso alcance para combater esta Pandemia”. O seguimento dos produtores de eventos foi o primeiro, na sociedade, prejudicado financeiramente com o Novo Coronavírus, valendo exemplificar que a etapa de abertura de início do campeonato pernambucano de surfe 2020 que seria realizado na praia da Cacimba do Padre em Fernando de Noronha foi cancelado na semana da sua realização muito antes do Arquipélago ser fechado à visitação.
No Havai, referência quando o assunto é surfe, as praias não foram fechadas, apenas limitaram o surfe aos surfistas locais nas praias que residem. Ir surfar de automóvel esta proibido para evitar o deslocamento entre praias e com isso diminuir a aglomeração
Em algumas praias brasileiras o surfe já esta liberado. Em Santa Catarina, no último dia 21, o governo liberou o surfe, kitesurf e remo nas praias catarinenses, alertando a população sobre a prevenção a Covid-19 pedindo que evitem aglomerações, mantendo o distanciamento entre as pessoas e orientando para que saindo do mar as pessoas voltem as suas casas, assim como esta sendo feito na Austrália.Em Pernambuco, as praias seguem fechadas até o dia 30/04 e os municípios tem autonomia para tratarem oassunto da forma que acharem conveniente. Muitas vezes usando seus agentes de segurança para algemar e prender surfistas. Apreendendo e até quebrando pranchas.
Lembro que a flexibilização das medidas não significa que o mundo esta livre da doença, muito pelo contrário. A consciência deve ser de cada um, atentos ao que pode ser um vetor de contaminação.

Saúde e vamos voltar ao mar com empatia e responsabilidade!

https://youtu.be/c_lxpO88NwQ

TAGS
surfe Coluna alexandre gondim
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory