O surfe, o acesso as praias e aos calçadões das avenidas situadas nas faixas de baira mar e de beira rio no estado de Pernambuco permanecem proibido até o dia 15 de maio.
No decreto que prorrogou as medidas restritivas visando conter a epidemia de Covid-19, assinado, hoje 30/04, pelo governador Paulo Câmara, também decretou a continuação da quarentena no Arquipélago de Fernando de Noronha, ate o dia 10 de maio, que esta com seu acesso rigidamente controlado.
Pessoas que estão em Fernando de Noronha e não são moradores estão passando por um triagem para justificar sua permanência, com isso muitos residentes estão sendo obrigados a deixarem a Ilha.
Com isso, uma campanha vêm chamando atenção para o problema que passa o professor de surfe Lukinhas, ele esta com sua passagem de saída emitida pela Administração da Ilha para voltar hoje. Ele faz o projeto social sem fins lucrativos Alma Solar Noronha, desde 2017, incentivando e ensinado as crianças a crescerem no esporte e na vida.
O Marechal, como Lukinhas é conhecido na Ilha, esta sendo obrigado a deixar a Ilha por não ter sua regularização reconhecida, mesmo sendo residente desde 2018 e ter documentos que comprova ter dado entrada na documentação necessária, segundo denúncia da Associação de Surf e Fernando de Noronha em sua rede social.
O Projeto Alma Solar teve grande visibilidade no Hang Loose Pro Contest 2020, última etapa do circuito mundial de surfe quando os alunos encheram a praia da Cacimba do Padre de alegria e confraternização entre os ícones do surfe mundial e o futuro do esporte: As crianças.
#ascriancaspedemficalukinhas