Por Mona Lisa Dourado, da Coluna Turismo de Valor
A preocupação com os efeitos do coronavírus (Covid-19) marcou a abertura da 13a. Convenção de Vendas da Shultz, uma das grandes operadoras do País. O evento ocorre até esta quarta-feira (11) no Vila Galé Eco Resort do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, onde estão reunidos 300 profissionais do setor de turismo, entre eles 222 agentes de viagem, vindos de 114 cidades, 22 Estados mais o Distrito Federal e que representam 192 agências.
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No discurso de boas-vindas, o presidente da operadora, Aroldo Schultz reconheceu a extensão dos problemas e prejuízos que podem ser causados na indústria pelo Covid-19, mas tentou passar uma mensagem de otimismo.
A convenção representa uma grande oportunidade tanto para o Cabo de Santo Agostinho, com 24 km de orla e porta de entrada para as praias do Litoral Sul, quanto para os demais destinos locais, que poderão mostrar suas potencialidades e produtos, no intuito de atrair mais visitantes. Somente no Cabo, destacou o prefeito do município, Luiz Cabral, são 53 empreendimentos hoteleiros.
De acordo com a diretora geral da Schultz, Ana Santana, no ano imediatamente posterior à realização da convenção, as vendas para o Estado anfitrião costumam aumentar entre 30% e 35%. Para 2020, a perspectiva é que o faturamento da Schultz com pacotes para Pernambuco ultrapasse R$ 1 milhão, considerando que em 2019 foi de R$ 750 mil, com a movimentação de 480 passageiros, que costumam passar pelo menos uma semana (sete noites) na região, com um tíquete médio de R$ 1.563.
A crescente importância do Estado no portfólio da operadora foi o que motivou a decisão de trazer a convenção este ano, diz Ana. Atualmente, Pernambuco já representa cerca de 25% das vendas nacionais da Schultz, que também tem entre os seus mercados prioritários no País Alagoas, Ceará, Gramado, Jalapão e Foz do Iguaçu.
A programação do evento, das 8h às 17h, contempla palestras, treinamento e rodadas de negócios, além de visitas a atrativos no Cabo e em Recife e Olinda, com almoço e passeio oferecidos pelo Catamaran Tours. Martur – Viagens e Turismo é outro parceiro local privado do evento.
Nesta terça-feira (10), a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e a Empetur programam a apresentação dos principais produtos do Estado: "Mostraremos as belezas naturais, destinos (Litoral, Agreste e Sertão), gastronomia e cultura, além das festividades do calendário cultural", enumerou a Empetur em nota.
É esperar e torcer que o coronavírus não frustre os planos de agentes e viajantes.
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