Dicas e informações de viagens, férias e turismo
Turismo de Valor

Descubra dicas de viagem e roteiros para as férias, além dos destinos e atrações que estão em alta no turismo.

COVID-19

Atrativos turísticos do Recife recebem máscaras contra o coronavírus

Intitulada A Arte Cura, ação da Secretaria de Turismo do Recife visa conscientizar para uso de máscaras de proteção sempre que houver necessidade de sair de casa. Ideia é inspirada em outros destinos do Brasil e do mundo

Mona Lisa Dourado
Cadastrado por
Mona Lisa Dourado
Publicado em 26/04/2020 às 15:00 | Atualizado em 13/05/2020 às 15:17
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Estátua de Ariano Suassuna, na Rua da Aurora, é uma das que ganharam acessório de conscientização contra a covid-19 - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

POR MONA LISA DOURADO, DA COLUNA TURISMO DE VALOR

Tradicionais atrativos turísticos do Recife estão de cara nova a partir deste domingo (26). Estátuas do Circuito da Poesia, como as de Ariano Suassuna, João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, na Rua da Aurora, entre outras esculturas icônicas, ganharam máscaras de proteção confeccionadas com retalhos de tecidos. A inspiração vem de iniciativas semelhantes de várias outras cidades do Brasil e do mundo, como Rio de Janeiro, Berlim, Pequim e Bruxelas.

>> Guias de turismo de Pernambuco terão linha de crédito especial durante crise do coronavírus 

>> Recife terá voos essenciais para 11 destinos nacionais em maio

>> Pichação do Parque das Esculturas é tapa na cara do recifense

 

Intitulada A Arte Cura, a nova ação da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife (Seturel), tem como objetivo conscientizar a população para o uso de máscaras, sempre que houver necessidade de sair de casa por alguma emergência.

BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Estátua de Naná Vasconcelos, no Marco Zero, lembra da necessidade de prevenção - BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

A medida, que aposta na cultura como instrumento educativo, é mais uma frente de combate à propagação da covid-19. A ideia é chamar atenção para o decreto estadual 48.969, oficializado pelo governador Paulo Câmara na última quinta-feira (23), que recomenda o uso do acessório nos ambientes públicos e o torna obrigatório em empresas e estabelecimentos comerciais cujo funcionamento esteja permitido. A determinação passa a valer a partir desta segunda (27).

DIVULGAÇÃO
A secretária Ana Paula Vilaça (de laranja) participou da ação, na foto com a servidora Flávia Azevedo, da equipe de Marketing da Seturel, colocando a máscara na estátua do poeta Ascenso Ferreira, no Cais da Alfândega - DIVULGAÇÃO

“Quisemos nos engajar nessa campanha a partir de alguns dos cartões-postais da nossa cidade, para reforçar a importância da máscara. Estamos mostrando, inclusive, que não é para desperdiçar o material de uso dos profissionais de saúde, porque até um pedaço de tecido pode servir de proteção", ressalta a secretária de Turismo, Ana Paula Vilaça.

Segundo a gestora, o projeto integra outras ações de humanização da prefeitura, como o Recife que Cuida, que contou com grafitagem do artista Rafa Mattos nos hospitais de campanha destinados a pacientes vítimas do novo coronavírus. "Estamos buscando levar esse olhar humanizado da arte para esse momento delicado e difícil", conta Ana Paula, acrescentando que foram priorizados os monumentos do Centro histórico, por estarem em uma área de maior circulação e visibilidade. 

 

A vigilância dos equipamentos é feita pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar, mas a secretária antecipa que, caso haja vandalismo, as máscaras serão substituídas. 

BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Devidamente paramentada, estátua de João Cabral de Melo Neto alerta para uso de máscara - BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

Também estão incluídas na ação as estátuas dos músicos Naná Vasconcelos, no Marco Zero; e Capiba, na Rua do Sol; da escritora Clarice Lispector, na Praça Maciel Pinheiro; do cantor e compositor Luiz Gonzaga, no Museu do Trem; dos poetas Joaquim Cardoso, na Ponte Maurício de Nassau; Antônio Maria, na Rua do Bom Jesus; Ascenso Ferreira, no Cais da Alfândega; Mauro Mota, na Rua da Roda; Carlos Pena Filho, na Praça do Diario; Solano Trindade, no Pátio de São Pedro; e Celina de Holanda Cavalcanti, na Avenida Beira-Rio, além do artista e pesquisador Liêdo Maranhão, na Praça Dom Vital.

BOBBY FABISACK/JC IMAGEM
Estátua do Joaquim Cardoso chama atenção para os cuidados contra o novo coronavírus - BOBBY FABISACK/JC IMAGEM

Receberam o acessório, ainda, a escultura de Zumbi dos Palmares, no Pátio do Carmo; e Os Retirantes, no Parque Dona Lindu, assim como os bustos do ex-prefeito do Recife, Augusto Lucena (1916-1995), nos arredores do Forte do Brum, e do secretário de Turismo do Recife Camilo Simões (falecido em 2016), na Rua da Aurora.

Uma campanha nas redes sociais através do perfil @visitrecife completa a iniciativa.

A Seturel destaca que a confecção das máscaras foi feita pelos próprios servidores da secretaria e que grande parte do tecido foi doado pela Babilônia Indústria. A quantidade não foi informada. 

DIVULGAÇÃO
O servidor Jorge João, da equipe de eventos, ficou responsável por colocar o acessório na escultura Os Retirantes, no Parque Dina Lindu - DIVULGAÇÃO

PORTO DE GALINHAS

No balneário de Porto de Galinhas, em Ipojuca (Litoral Sul de Pernambuco), os símbolos do destino turístico mais badalado do Estado também receberam máscaras desde o dia 15 de abril. Neste caso, a iniciativa de colocar o acessório nas esculturas de galos e galinhas foi dos próprios moradores do local, para reforçar a importância da medida preventiva de enfrentamento à pandemia da covid-19.

DIVULGAÇÃO
Símbolos de Porto de Galinhas também haviam recebido máscaras no dia 15 de abril - DIVULGAÇÃO
 

MONUMENTOS DE MÁSCARA PELO MUNDO 

No Rio de Janeiro, desde a semana passada, estátuas famosas também receberam máscaras para lembrar do decreto que torna obrigatório o uso do acessório em toda cidade, maior porta de entrada para o turismo de lazer do Brasil. É o caso da escultura, na entrada do Estádio do Maracanã, do capitão Bellini, ídolo da Seleção Brasileira de Futebol na conquista do primeiro título mundial, em 1958.

DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DO RIO
Capitão Bellini, na entrada do Estádio do Maracanã - DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DO RIO

Na Zona Sul da capital carioca, a estátua do apresentador Chacrinha também ganhou máscara, assim como a a de Carlos Drummond de Andrade, na orla de Copacabana, e a a de Cartola, na Mangueira, além dos bustos de Zumbi dos Palmares, no Centro, e em Padre Miguel, na Zona Oeste. 

DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DO RIO
Chacrinha, na Zona Sul do Rio do Rio de Janeiro - DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DO RIO

 

Nas margens do Lago Genebra, em Montreux, na Suíça, é a escultura em homenagem ao saudoso cantor Freddie Mercury que mostra a importância de se proteger contra o coronavírus.

FABRICE COFFRINI/AFP
Freddie Mercury, nas margens do Lago Genebra, em Montreux, Suíça - FABRICE COFFRINI/AFP

A estátua da rainha Victoria, em Piccadilly Gardens, na cidade de Manchester, no norte da Inglaterra, também recebeu a proteção. 

OLI SCARFF/AFP
Rainha Victoria, em Piccadilly Gardens, Manchester, Inglaterra - OLI SCARFF/AFP

Na cidade de Guadalajara, no México, foi a estátua de Miguel Hidalgo y Costilla (1753-1811), considerado pai da Independência, que ganhou o acessório.

ULISES RUIZ/AFP
Miguel Hidalgo y Costilla, Guadalajara, México - ULISES RUIZ/AFP

A estátua de bronze representando o personagem de desenho animado Titeuf, o menino de 8 anos com um capuz loiro criado pelo cartunista suíço Zep, também recebeu uma máscara protetora no pátio de uma escola da cidade de Carouge, vizinha a Genebra, na Suíça.

FABRICE COFFRINI/AFP
Personagem de desenho animado Titeuf, em Carouge, vizinha a Genebra, na Suíça - FABRICE COFFRINI/AFP

 

Em Edimburgo, na Escócia (Reino Unido), quem também está de máscara é a estátua do cachorro Greyfriars Bobby, que ficou conhecido  no século 19 por ter passado 14 anos guardando o túmulo de seu dono

 

ANDY BUCHANAN/AFP
Cachorro Greyfriars Bobby, em Edimburgo, na Escócia (Reino Unido) - ANDY BUCHANAN/AFP

 

Já acostumada às máscaras por causa da poluição, Pequim, na China, também viu seus monumentos incorporarem o acessório contra a covid-19.

STR/AFP
Estátua em rua de Pequim, na China - STR/AFP

 

Em Bruxelas, na Bélgica, a Estátua de Manneken-Pis, também recebeu a máscara facial. 

 

ARIS OIKONOMOU/AFP
Estátua de Manneken-Pis, em Bruxelas, na Bélgica - ARIS OIKONOMOU/AFP


E no centro de Berlim, a máscara adorna a Escultura de aço que representa um macaco.

TOBIAS SCHWARZ/AFP
Escultura de macaco, no centro de Berlim - TOBIAS SCHWARZ/AFP

Enquanto isso, o ônibus turístico de Kiev, na Ucrânia, ganhou uma máscara gigante para indicar que o momento agora é de se cuidar. 

SERGEI SUPINSKY/AFP
Ônibus turístico em Kiev, na Ucrânia - SERGEI SUPINSKY/AFP

Só não entende o recado quem não quiser.

 

LEIA MAIS TEXTOS DA COLUNA TURISMO DE VALOR 

Maurício Ferry/DIVULGAÇÃO
Estátua de Ariano Suassuna, na Rua da Aurora, também foi adornada com o acessório facial - FOTO:Maurício Ferry/DIVULGAÇÃO
Maurício Ferry/DIVULGAÇÃO
Estátua do músico Naná Vasconcelos, no Marco Zero, amanheceu de máscara para alertar sobre prevenção - FOTO:Maurício Ferry/DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Símbolos de Porto de Galinhas também haviam recebido máscaras no dia 15 de abril - FOTO:DIVULGAÇÃO
MAURÍCIO FERRY/DIVULGAÇÃO
A secretária Ana Paula Vilaça (de laranja) participou da ação, na foto com a servidora Flávia Azevedo, da equipe de Marketing da Seturel, colocando a máscara na estátua do poeta Ascenso Ferreira, no Cais da Alfândega - FOTO:MAURÍCIO FERRY/DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
O servidor Jorge João, da equipe de eventos, ficou responsável por colocar o acessório na escultura Os Retirantes, no Parque Dina Lindu - FOTO:DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DO RIO
Estátua do capitão Bellini, na entrada do Estádio do Maracanã - FOTO:DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DO RIO
DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DO RIO
Estátua do apresentador Chacrinha, na Zona Sul do Rio do Rio de Janeiro - FOTO:DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DO RIO
STR/AFP
Estátua em rua de Pequim, na China - FOTO:STR/AFP
TOBIAS SCHWARZ/AFP
Escultura de aço representando um macaco, no centro de Berlim - FOTO:TOBIAS SCHWARZ/AFP
FABRICE COFFRINI/AFP
Estátua de bronze representando o personagem de desenho animado Titeuf, do cartunista suíço Zep, na cidade de Carouge, vizinha a Genebra, na Suíça - FOTO:FABRICE COFFRINI/AFP
OLI SCARFF/AFP
Estátua da Rainha Victoria, em Piccadilly Gardens, na cidade de Manchester, no norte da Inglaterra - FOTO:OLI SCARFF/AFP
ANDY BUCHANAN/AFP
Estátua do cachorro Greyfriars Bobby, que ficou conhecido no século 19, em Edimburgo, na Escócia (Reino Unido), por ter passado 14 anos guardando o túmulo de seu dono - FOTO:ANDY BUCHANAN/AFP
FABRICE COFFRINI/AFP
Estátua do falecido cantor Freddie Mercury, adornada com uma máscara protetora, nas margens do Lago Genebra, em Montreux Foto: - FOTO:FABRICE COFFRINI/AFP
ARIS OIKONOMOU/AFP
Estátua de Manneken-Pis, em Bruxelas, na Bélgica - FOTO:ARIS OIKONOMOU/AFP
ULISES RUIZ/AFP
Na cidade de Guadalajara, Estátua de Miguel Hidalgo y Costilla, considerado pai da Independência do México - FOTO:ULISES RUIZ/AFP
DIVULGAÇÃO
Símbolos de Porto de Galinhas também haviam recebido máscaras no dia 15 de abril - FOTO:DIVULGAÇÃO
Maurício Ferry/DIVULGAÇÃO
Estátua de João Cabral de Melo Neto, na Rua da Aurora, é uma das que exibem o acessório - FOTO:Maurício Ferry/DIVULGAÇÃO
SERGEI SUPINSKY/AFP
Ônibus turístico em Kiev, na Ucrânia - FOTO:SERGEI SUPINSKY/AFP
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Estátuas do Centro do Recife estão com máscaras. Uma ação do Governo do Estado de Pernambuco para combater a disseminação e prevençõ do coronavírus. - FOTO:BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Estátuas do Centro do Recife estão com máscaras. Ação da Prefeitura do Recife visa conscientizar população contra o coronavírus - FOTO:BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Estátuas do Centro do Recife estão com máscaras. Uma ação do Governo do Estado de Pernambuco para combater a disseminação e prevençõ do coronavírus. - FOTO:BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Estátuas do Centro do Recife estão com máscaras. Uma ação do Governo do Estado de Pernambuco para combater a disseminação e prevençõ do coronavírus. - FOTO:BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Estátuas do Centro do Recife estão com máscaras. Uma ação do Governo do Estado de Pernambuco para combater a disseminação e prevençõ do coronavírus. - FOTO:BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Devidamente paramentada, estátua de João Cabral de Melo Neto alerta para uso de máscara - FOTO:BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Estátua de Naná Vasconcelos, no Marco Zero, lembra da necessidade de prevenção - FOTO:BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Estátua do Joaquim Cardozo chama atenção para os cuidados contra o novo coronavírus - FOTO:BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Estátua de João Cabral de Melo Neto, na Rua da Aurora, é uma das que exibem o acessório - FOTO:BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias