TERMINAL AÉREO

Aeroporto do Recife deve registrar quase 2 mil frequências de voos em agosto

Principal companhia em relação à demanda no aeroporto, a Azul chegará a 25 voos diários para 12 destinos no País

JC
JC
Publicado em 04/08/2020 às 15:27
Notícia
Foto: Infraero/Divulgação
Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - FOTO: Foto: Infraero/Divulgação
Leitura:

Neste mês de agosto, o Aeroporto Internacional do Recife passará a ter quase 2 mil frequências de voos ligando a capital pernambucana a destinos nacionais e internacionais. A previsão da Secretaria de Turismo e Lazer do Estado, com base no acompanhamento da malha aérea feito pela Anac, é de que os pousos e decolagens de aeronaves suportem uma movimentação maior do que a dos demais grandes terminais aéreos do Nordeste.



Com hub no Recife, a Azul chegará a 25 voos diários para 12 destinos no País. Só a companhia representa mais de 60% dos voos com origem e destino no Recife. No próprio site da cia, já estão confirmados voos diários para o Rio de Janeiro (Santos Dummont); Fortaleza; São Paulo (Campinas); Juazeiro do Norte; Natal, Guarulhos; Maceió e João Pessoa.

“Não estamos cancelando voos. Fizemos ajustes em nossa malha desde o início da pandemia e temos adicionado voos e destinos gradativamente”, afirma a companhia em nota. Além do uso obrigatório de máscara e oferta de álcool em gel, a Azul suspendeu o serviço de bordo e diz manter as aeronaves equipadas com filtro de ar HEPA, que renovam o ar a cada minuto e são capazes de extrair 99,99% dos vírus existentes dentro do avião.

Já a Latam tem programado em seu site para o mês de agosto, entre pousos e decolagens, voos ligando o Recife a Brasília e São Paulo (Guarulhos). Mesmo sem especificar número referente a oferta de voos na capital pernambucana, a companhia diz que para os meses de agosto e setembro já vem preparando aumento dos voos diários.

“Após operar em abril e maio apenas 5% de sua capacidade pré-pandemia, com média de 35 voos diários, a companhia já vem aumentando suas operações, com média de 63 voos diários em junho e 110 em julho no Brasil”, confirma a Latam. Para os meses de agosto e setembro, a empresa pretende aumentar em mais de 50% em cada um dos meses, a sua malha, atingindo 244 voos diários ao final de setembro, “sempre mantendo equilíbrio entre a oferta de voos e a real demanda por viagens”. Especificamente no Recife, a Latam fala em “inúmeros voos para destinos como Brasília e São Paulo/Guarulhos”. A cia também tem feito uso dos filtros HEPA, além de tecnologia de videoconferência no check-in de alguns aeroportos (Congonhas, Santos Dumont e Vitória), atendendo aos passageiros sem a necessidade de contato físico.

Movimentação

Administradora do Aeroporto Internacional do Recife, a espanhola Aena registrou queda em julho deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2019, de 78% no número de passageiros. Já no mês de junho, essa redução foi de 85% ante o mesmo período do ano anterior. “Mesmo com toda a dificuldade que o mercado internacional vem sofrendo, estamos concentrando nossos esforços para uma retomada mais acelerada, o que inclui vários tipos de incentivos para as operações”, resume a Aena.

Comentários

Últimas notícias