Jaboatão: Bolo Souza Leão e outras delícias da gastronomia da cidade
Além do bolo que é patrimônio cultural e imaterial de Pernambuco vale destacar pratos como moqueca e filé.
A gastronomia de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, é bem rica e diversificada. Ela conta também com um destaque histórico: o Bolo Souza Leão, patrimônio cultural e imaterial de Pernambuco que tem origens na cidade. Ele e outras delícias foram tema de reportagem do Programa Cores e Sabores de Jaboatão que foi ao ar no último sábado na TV Jornal.
- Jaboatão: Conheça as surpreendentes piscinas naturais de Candeias
- Jaboatão: o radical voo de paramotor em Barra de Jangada.
- Jaboatão: um passeio pela história de Pernambuco no Morro dos Guararapes.
- Jaboatão: as histórias das principais igrejas em um roteiro religioso.
- Jaboatão: passeios que você nem imagina bem pertinho do Recife
- Jaboatão: viagem na história da cidade com uma trilha pelos antigos engenhos.
- Jaboatão: Diversão e lazer nas marinas de Barra de Jangada.
- Jaboatão: Onde encontrar o rico artesanato da cidade.
De acordo com historiadores, o Bolo Souza Leão entrou na história da culinária pernambucana por intermédio de Rita de Cássia Souza Leão Bezerra Cavalcanti, esposa de um coronel que era dono de um engenho em Jaboatão. A delícia foi apresentada pela gastrônoma Verônica Costa, da padaria Hiper Pan Fátima, em Prazeres.
“Dona Rita de Cássia foi quem introduziu o bolo na nossa cultura. É um bolo aristocrático que era servido em louças de porcelana ou cristal e utensílios de prata”, explicou.
Verônica, inclusive, venceu no ano passado o concurso de melhor bolo Souza Leão da cidade. “Foi uma imensa satisfação mesmo elaborar esse bolo que é muito saboroso, cremoso, com uma textura de pudim, e vale muito a pena experimentar”, garantiu a gastrônoma.
Uma ótima opção de gastronomia na cidade é o tradicional Restaurante Bodega, em Candeias, que tem mais de 20 anos. Entre as várias delícias do cardápio, destaque para a Filé Pernambucano e o Espaguete do Dodi. Juvenal Almeida, conhecido como Chef Baby, comanda a cozinha com maestria.
“Somos pioneiros aqui no bairro e estamos sempre fazendo o melhor para que os clientes fiquem satisfeitos, primando pela excelente qualidade. Temos uma variedade imensa no nosso cardápio. Um dos carros-chefes é o Filé Pernambucano que é um filé assado com queijo de coalho em cima, valorizando os produtos da nossa terra. Acompanha risoto de tomate seco e batata gratinada ao creme de espinafre. Já o nosso espaguete vem com pesto feito aqui na nossa casa”, apresentou o conhecido Chef Baby.
Outra boa opção de culinária apetitosa em Jaboatão é Restaurante Rota do Mar, em Barra de Jangada, que conta com um lindo visual na beira do rio e tem como especialidade a famosa Moqueca Turbinada. “Aqui é literalmente a nossa casa, então é um prazer receber as pessoas. Já fez 13 anos que o meu pai resolveu abrir o restaurante e, graças a Deus, até hoje é um sucesso. A Moqueca Turbinada, sem dúvida, é o nosso prato principal. Ela é feita com 12 temperos, vem com peixe, camarão, lagosta, polvo. Refogamos no vinho branco, na manteiga. Enfim, fica uma verdadeira delícia” garantiu a chef e proprietária Pollyana Cabral.