MATO GROSSO DO SUL

Bonito: A incrível beleza da Gruta do Lago Azul

O local tem mais de 96 metros de profundidade e segredos de milhões de anos

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 01/11/2021 às 8:00 | Atualizado em 17/12/2021 às 10:43
Notícia
X

Um lago que chama a atenção pelo forte tom azul e pelos segredos escondidos em seu fundo. Esta é a Gruta do Lago Azul, um dos principais cartões-postais de Bonito, no Mato Grosso do Sul, e onde praticamente começou o turismo na cidade. O máximo de profundidade que já conseguiram atingir foi 96 metros e nela já foram encontrados fosseis de animais de milhões de anos.

Localizada a cerca de 20 quilômetros de Bonito, a Gruta do Lago Azul e uma parada quase obrigatória pela beleza e relevância histórica. Descoberta em 1924 por um índio, a caverna e classificada como uma das mais importantes do patrimônio espeleológico do Brasil. Aberta para a visitação no inicio da década de 70, e considerada a primeira atração do turismo em Bonito. Em 1978 foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Em 1990, pesquisadores descobriram no local o crustáceo Potiicoara brasiliensis, a primeira espécie endêmica de cavernas da Serra da Bodoquena. Dois anos depois, começaram a ser realizados mergulhos de exploração que identificaram uma série de fósseis de mamíferos que viveram durante o período geológico do Pleistoceno. Entre eles o Tigre Dente de Sabre (Smilodon Populator) e a Preguiça Gigante (Megatherium).

O passeio na Gruta do Lago Azul começa com uma trilha de 200 metros ate a entrada da caverna. Depois e preciso descer 300 degraus em uma escadaria íngreme para chegar ate o lago. No caminho já chama a atenção o tom de azul da agua que e proporcionado devido a presença de minerais no fundo do lago. A coloração fica mais forte entre dezembro e janeiro a luz do sol incide diretamente no lago. Além do tom azul, chama a atenção também as formações de estalactites e estalagmites que conferem ainda mais beleza a Gruta do Lago Azul.

 Encontro com a sucuri gigante "Vovózona" durante rafting

O rafting é um esporte que naturalmente envolve adrenalina. Tecnicamente é uma descida de grupos em corredeiras utilizando botes infláveis. Só que a atividade no Rio Formoso, em Bonito, conta com uma adrenalina maior, mais precisamente 6 metros. Este é o tamanho das sucuris que costumam aparecer no caminho dos aventureiros e, por incrível que pareça, em vez de espantar, as cobras gigantes atraem ainda mais turistas curiosos (ou loucos?) para o local. Algumas como a famosa Vovózona já viraram até celebridade na cidade de tanto que aparecem nos vídeos do rafting.

Tags

Autor