MATO GROSSO

Nobres: Águas do Caribe em um paraíso do Mato Grosso que se diz "mais que Bonito"

O pequeno município é uma joia ainda pouco explorada que conta com águas cristalinas e lindas paisagens.

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 21/11/2021 às 8:00 | Atualizado em 26/11/2021 às 12:10
Notícia
X

“Nobres é mais que Bonito, é lindo!”. O slogan do turismo na pequena cidade do Mato Grosso, a 120 km de Cuiabá, já mostra o quanto a comparam com a famosa Bonito, no Mato Grosso do Sul. De fato, Nobres tem belezas muito parecidas (em alguns quesitos até melhores), mas valores bem mais em conta do que a badalada vizinha. Por isso, cada vez mais pessoas estão indo conhecer esse paraíso escondido no meio do Cerrado que tem águas com tons azul turquesa igual as do Caribe. A cidade conta com rios, lagoas, cachoeiras, grutas, mirantes, tirolesas e várias outras atrações para delírio dos turistas que buscam destinos encantadores e ainda pouco explorados.

“Nobres tem muitas belezas naturais ainda pouco conhecidas no Brasil. Quem vem pra cá se surpreende bastante e naturalmente faz a comparação com Bonito. Por isso brincamos dizendo que somos mais que Bonito. Tem que vir para saber que é verdade”, convidou o turismólogo Uller Roma, da agência Roma Turismo, com a qual a Coluna Turismo de Valor fez os passeios na região.

Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem
As águas do Aquário Encantado, em Nobres, no Mato Grosso, surpreendem qualquer um - Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem

Antes de tudo vale explicar que a maioria dos atrativos fica no distrito de Bom Jardim, distante uns 60 km do centro do Nobres. A simplicidade da pequena vila contrasta com a riqueza da natureza em sua volta. Assim como em Bonito, a flutuação também é uma das principais atividades na região. São várias as ótimas opções de locais, mas uma das principais que mais lhe fazem se sentir banhando em águas caribenhas em pleno Centro-Oeste brasileiro é um com nome bem sugestivo: Aquário Encantado.

Realmente, quando se chega lá não tem como os olhos não brilharem com um azul tão intenso que mais parece ter saído de um filtro de foto nas redes sociais. “Eu estou absolutamente encantada, como o próprio nome do aquário diz. É algo impensável você encontrar uma água neste tom aqui. É quase como se a gente tivesse no Caribe mesmo só que bem no meio do Brasil”, brincou a estudante Rebeca Ferreira de Rondônia.

Outro bom lugar pra flutuação é o Reino Encantado, que se diferencia pelas ressurgências e grande quantidade de peixes no Rio Salobra.

Tem também o Rio Triste, que apesar do nome oferece um passeio lindo e alegre.

No Refúgio da Água Azul, além da flutuação, você pode também experimentar uma tirolesa. Na hora da fome você pode ir comer no Balneário Estivado que também oferece um bom espaço para banho.

Agora uma atividade que em Nobres consegue ser melhor que em Bonito é a do boia cross, uma modalidade de esporte que consiste basicamente em descer corredeiras com boias infláveis.


O diferencial da aventura na cidade é que o circuito de 1.800 metros no Rio Quebó (cujo nome indígena significa “água de morcego”) passa por uma caverna de quase 300 metros de extensão cheia deles. Sim, repleta dos animais, mas inofensivos, calma. O legal é que parte do trajeto nela é no escuro, por isso os guias fornecem lanternas.

Depois da água, a aventura em Nobres continua na terra com a adrenalina de um quadriciclo. A cidade conta com um ótimo circuito de cerca de 12 km que dura cerca de uma hora e meia e termina em um lindo mirante. A dica é reservar o passeio da madrugada para ver o nascer do sol no local.

Tire um dia para visitar o Parque Sesc Serra Azul, localizado no município vizinho de Rosário Oeste, que tem como principal atrativo a linda cachoeira Serra Azul de mais de 40 metros, onde é possível tirar fotos com “peixes voadores”.

Além disso, tem flutuação, arvorismo e uma tirolesa radical de 700 metros de extensão e 50 metros de altura.

Pra se despedir da cidade nada melhor do que curtir um lindo por do sol e existem dois locais perfeitos para isso. O primeiro é o Mirante do Cerrado, um atrativo com tobogã e piscina de borda infinita com um lindo visual da região.

O segundo é a Lagoa das Araras, passagem obrigatória para turistas, onde é possível admirar o balé no ar de dezenas de araras no espelho d’água alaranjado com inúmeros buritis ao fundo. De fato, Nobres é lindo, mais que bonito.

Tags

Autor