RETROSPECTIVA

Retrospectiva 2021: Confira as cidades que mais bombaram no Brasil, no Nordeste e em Pernambuco este ano

Mesmo em um ano difícil, Bonito (MS), Balneário Camboriú (SC), Pipa (RN), Cabaceiras (PB), São Benedito do Sul (PE) e Garanhuns (PE) conseguiram se destacar.

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 26/12/2021 às 8:00
Notícia
X

Mais um ano que termina e com ele se encerra um ciclo que foi desafiador para todo mundo, sem distinção. De fato, este 2021 significou uma verdadeira luta em todos os sentidos, por conta da pandemia de Covid-19, principalmente para o turismo. Todavia, com muita garra, trabalho e, claro, atenção aos novos protocolos sanitários, algumas cidades conseguiram superar os obstáculos, voltar a atrair turistas e se destacar em um ano tão árduo para o setor.

Então, em clima de retrospectiva, a Coluna Turismo de Valor listou os destinos que ao longo de 2021 se destacaram no Brasil (Bonito, no Mato Grosso do Sul, e Balneário Camboriú, em Santa Catarina), no Nordeste (Pipa, no Rio Grande do Norte, e Cabaceiras, na Paraíba) e em Pernambuco (São Benedito do Sul, na Zona da Mata, e Garanhuns, no Agreste). Então se não os visitou este ano, se programe para ir no próximo.

Bonito

Localizada a cerca de 300 km de Campo Grande, Bonito foi uma das primeiras cidades do Brasil a conquistar o selo internacional de turismo seguro “Safe Travels”, dado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) após a implementação de medidas de biossegurança preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Ela foi reaberta para o turismo em julho de 2020 e desde então vem seguindo rígidos protocolos sanitários. Assim voltou a receber uma grande quantidade de turistas, se destacando novamente como um dos principais destinos do ecoturismo no país.

Balneário Camboriú

Os maiores arranha-céus do Brasil, novas atrações, natureza exuberante e praias lindas, inclusive, a principal delas alargada. Tudo isso fez com que Balneário Camboriú, apelidada de “Dubai Brasileira”, a cerca de 80 km de Florianópolis, voltasse a chamar atenção no turismo de Santa Catarina e do Brasil como um todo. No segundo semestre deste ano a megaobra de alargamento da Praia Central, orçada em R$66,8 milhões, fez a largura dela passar de 25 para 70 metros. Além disso, durante a pandemia, a cidade investiu em novos atrativos como um oceanário, um museu de automóvel e uma roda-gigante na orla.

Pipa

No Nordeste, a Praia da Pipa, distrito de Tibau do Sul, a 80 km de Natal, no Rio Grande do Norte, é conhecida por reunir praias paradisíacas, falésias gigantes e golfinhos voadores, além de restaurantes e hotéis diferenciados. Ela, claro, sofreu com a baixa procura na pandemia, mas, quando foi reaberta, procurou adotar medidas sanitárias e coibir as aglomerações para passar mais segurança aos turistas que responderam positivamente e voltaram a frequentar com tudo uma das praias mais famosas do litoral potiguar. Tanto que Pipa foi colocada mais uma vez entre os destinos mais concorridos para o verão.

Cabaceiras

Cabaceiras, no sertão paraibano, a 189 km de João Pessoa, conhecida como a “Roliúde Nordestina”, voltou a receber (e encantar) o público este ano. A cidade, que na entrada tem um letreiro gigante com o citado título igual à Hollywood, nos Estados Unidos, foi reaberta ao turismo e tornou a atrair muitos curiosos. Ela já foi palco de mais de 52 produções, entre filmes, séries e novelas e sofreu bastante durante a pandemia com a impossibilidade de gravações, porém na reta final deste ano os turistas voltaram para conhecer a cidade e o famoso Lajedo do Pai Mateus, com suas formações rochosas únicas.

São Benedito do Sul

Em Pernambuco, uma das cidades que conseguiram se reinventar em plena pandemia foi São Benedito do Sul, classificado pela Empetur como o de maior recurso hídrico do Estado. Em plena Zona da Mata Sul, a 174 quilômetros da capital, a simpática e acolhedora cidade conta com cerca de 20 cachoeiras de até aproximadamente 30 metros de altura. Além das quedas d´água, ela oferece trilhas únicas que passam por pastos, canaviais, mata atlântica, grutas e cavernas. Mesmo em um momento difícil, conseguiu reafirmar a sua vocação para o turismo ecológico, rural e de aventura.

Garanhuns

A conhecida Suíça Pernambucana, distante 230 km do Recife, sempre foi um dos principais polos do turismo no Agreste do Estado, mas neste segundo semestre voltou a brilhar mais forte. Em agosto, foi uma das cidades mostradas no programa Cores e Sabores da TV Jornal pelo ótimo roteiro oferecido. E neste fim de ano retomou o tradicional espetáculo da Magia do Natal, atraindo turistas pernambucanos e de fora para conferir a decoração da cidade, apresentação de corais e o esperado desfile do Papai Noel.

Tags

Autor