MISTÉRIO

Lagoa Misteriosa: Você mergulharia em um lugar que ninguém conseguiu descobrir o fundo?

O abismo sem fim conhecido atrai turistas de todo o Brasil e do exterior.

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 25/12/2021 às 8:00
Notícia
X

Um abismo azul e infinito? Imagine mergulhar em local onde não se sabe ao certo onde acaba. Eis o mistério da Lagoa Misteriosa, cuja profundidade até hoje não definida. Encantados pela dúvida e pela imensa beleza do lugar, dezenas de turistas visitam diariamente o local que é um dos mais fantásticos e intrigantes do roteiro de Bonito, no Mato Grosso do Sul.

Profundidade

Na verdade, a Lagoa Misteriosa fica localizada no município vizinho de Jardim, a cerca de 50 quilômetros de Bonito, no Recanto Ecológico Rio da Prata. Tecnicamente, a partir de 6 metros de profundidade, ela é classificada como uma caverna de gênese freática. Ou seja, uma cavidade formada pelo fluxo de água de um lençol subterrâneo. A Lagoa Misteriosa é considerada a sétima caverna mais profunda do Brasil, pela Sociedade Brasileira de Espeleologia. Em 1998, o (corajoso) Gilberto Menezes de Oliveira chegou a registrar 220 metros de profundidade e nem teve sinal do fundo da mesma.

Por tudo isso a Lagoa Misteriosa é referência no Brasil e considerada um dos melhores locais do mundo para a prática do espeleomergulho, uma modalidade específica realizada em cavernas para fins de exploração. Além disso, outro grande fator de interesse nela, seja para estudiosos e turistas no geral, é a sua incrível transparência com vários tons diferentes de azul. A grande nitidez se explica pela presença de rochas calcárias que sedimentam as impurezas e fazem com que mesmo a 40 metros de profundidade seja possível avistar as árvores que contornam a caverna.

Modalidades

Basicamente são oferecidas três tipos de passeios na Lagoa Misteriosa: trilha e flutuação, mergulho com cilindro e mergulho técnico. A primeira combina trilha na região para contemplar a fauna e flora local com uma flutuação na lagoa ao final. A segunda inclui a primeira e mais mergulho com cilindro dividido em quatro categorias (batismo, autônomo básico, autônomo avançado e avançado nitrox). Já a terceira é direcionada para mergulhadores com certificação e com operação supervisionada por um profissional indicado pelo local.

Experiência

Finalmente chega a hora de mergulhar de cabeça no tal mistério da lagoa. No deck são passadas todas as orientações e os equipamentos (máscara, snorkel e colete salva-vidas). Antes de ir até o centro da lagoa, no próprio deck há uma escadaria que continua embaixo d’água onde é possível tirar fotos. A própria equipe do local oferece o serviço.

Após o registro hora de finalmente explorar o local que, de fato, é espetacular. A visibilidade da água é de impressionar, sendo possível avistar com nitidez partes da caverna localizada a dezenas de metros adiante. Quando se chega mais ou menos no centro da lagoa se percebe a presença de alguns troncos de árvores que ficam afundados há alguns metros, sinalizados por boias.

Quem sentir vontade de testar seu fôlego pode descer até lá apoiado pelas boias ou com braçadas mesmo e fazer um registro da aventura. É impressionante notar que ao chegar no tronco você olha pra baixo e não consegue ter nem sinal do fundo da lagoa. O mistério continua, assim como a beleza sem fim do local.

Outros passeios 

Em Bonito, também recomendamos a flutuação no Rio Sucuri.  De tão transparentes, as águas do Rio Sucuri oferecem a sensação (única) dos visitantes estarem mais do que flutuando e sim voando. Ele é considerado o rio mais cristalino do Brasil e já foi eleito o terceiro neste quesito do mundo. Por isso, você parece estar realmente voando entre nuvens de peixes em um céu vivo e multicolorido.

 

Encontro com a sucuri gigante "Vovózona" durante rafting

O rafting é um esporte que naturalmente envolve adrenalina. Tecnicamente é uma descida de grupos em corredeiras utilizando botes infláveis. Só que a atividade no Rio Formoso, em Bonito, conta com uma adrenalina maior, mais precisamente 6 metros. Este é o tamanho das sucuris que costumam aparecer no caminho dos aventureiros e, por incrível que pareça, em vez de espantar, as cobras gigantes atraem ainda mais turistas curiosos (ou loucos?) para o local. Algumas como a famosa Vovózona já viraram até celebridade na cidade de tanto que aparecem nos vídeos do rafting.

Tags

Autor