O coronavírus causou suspensão de centenas de eventos esportivos em todo o mundo. GP da Austrália, NBA, Liga Espanhola, Copa Libertadores e Liga dos Campeões são algumas competições que foram afetadas pela pandemia. Esses eventos reúnem milhares de pessoas em sua organização, logística e torcida, além dos atletas. No âmbito dos amadores, especialmente os corredores de rua, a grande preocupação é saber se a prova-alvo vai entrar na lista de adiamentos/cancelamentos. A coisa ficou tão séria, que além das provas internacionais, o sinal de alerta chegou para os eventos no Brasil.
>> Libertadores é suspensa temporariamente
>> Veja tudo o que se sabe sobre coronavírus
>> Número de casos do coronavírus no Brasil já passa de 100
>> Blogueira fitness Gabriela Pugliese tem diagnóstico confirmado do coronavírus
O mercado de corridas de rua é gigantesco, com a realização de maratonas em todo o mundo. Esses eventos costumam reunir milhares de atletas, profissionais e amadores, que se preparam durante meses para aquele momento. Para se ter uma ideia, as maratonas Viena, Hamburgo, Roterdã, Paris, Lisboa já ganharam nova data. Tóquio foi cancelada para os amadores e só aconteceu para os competidores profissionais. Agora, a grande expectativa gira em torno da Maratona de Londres, um das maiores provas em todo o mundo, marcada para 26 de abril. A tradicional Maratona de Boston não será realizada em abril. As autoridades da cidade estudam nova data para o evento. O público também aguarda ansioso por um comunicado oficial dos Jogos Olímpicos, que estão marcados para o dia 24 de julho.
Le #SemiParis 2020 et le #ParisMarathon 2020 reportés respectivement aux dimanches 6 septembre et 18 octobre.
The Harmonie Mutuelle Semi de Paris 2020 and the Schneider Electric Marathon de Paris have both been moved to Sunday 6th September and the 18th October respectively. pic.twitter.com/PY9WliWSHd
— Schneider Electric Marathon de Paris (@parismarathon) March 5, 2020
Ross Brawn explains how the decision to cancel the #AusGP was reached:https://t.co/NlzikctT3Z
— Formula 1 (@F1) March 13, 2020
Diante desse cenário instável, há quem lamente observar seus planos serem adiados e também há quem encare a situação de forma positiva. Afinal, o adiamento é uma forma de proteção da saúde da população. A grande questão gira em torno dos treinamentos. Atleta amador geralmente planeja uma prova-alvo para se manter motivado nos treinos. Mas quem é atleta amador de verdade deve continuar treinando independente de prova.
Os benefícios dos esportes, treinos e alimentação saudável são contínuos e não dependem de um evento para garantirem os efeitos de bem-estar, autoestima e disposição. Se a prova foi adiada, não desanime. É frustrante, mas continue treinando forte, intenso, não desapegue dos alimento naturais. Manter-se ativo fisicamente pode fortalecer sua mente e ajudá-lo a encarar a situação da melhor forma.
Comentários