coronavírus

O desafio de se manter motivado com adiamento de provas por conta do coronavírus

Centenas de eventos foram suspensos em todo o mundo por conta do coronavírus. Adiamento frustra atletas amadores que planejaram prova-alvo durante meses. O desafio é seguir motivado

Gabriela Máxima
Cadastrado por
Gabriela Máxima
Publicado em 13/03/2020 às 9:37 | Atualizado em 13/03/2020 às 10:20
Divulgação
Maratona de Tóquio foi cancelada para os atletas amadores - FOTO: Divulgação

O coronavírus causou suspensão de centenas de eventos esportivos em todo o mundo. GP da Austrália, NBA, Liga Espanhola, Copa Libertadores e Liga dos Campeões são algumas competições que foram afetadas pela pandemia. Esses eventos reúnem milhares de pessoas em sua organização, logística e torcida, além dos atletas. No âmbito dos amadores, especialmente os corredores de rua, a grande preocupação é saber se a prova-alvo vai entrar na lista de adiamentos/cancelamentos. A coisa ficou tão séria, que além das provas internacionais, o sinal de alerta chegou para os eventos no Brasil.

>> Libertadores é suspensa temporariamente

>> Veja tudo o que se sabe sobre coronavírus

>> Paulo Câmara tranquiliza população sobre coronavírus: "vamos superar este difícil momento que o mundo atravessa"

>> Número de casos do coronavírus no Brasil já passa de 100 

>> Blogueira fitness Gabriela Pugliese tem diagnóstico confirmado do coronavírus

O mercado de corridas de rua é gigantesco, com a realização de maratonas em todo o mundo. Esses eventos costumam reunir milhares de atletas, profissionais e amadores, que se preparam durante meses para aquele momento. Para se ter uma ideia, as maratonas Viena, Hamburgo, Roterdã, Paris, Lisboa já ganharam nova data. Tóquio foi cancelada para os amadores e só aconteceu para os competidores profissionais. Agora, a grande expectativa gira em torno da Maratona de Londres, um das maiores provas em todo o mundo, marcada para 26 de abril. A tradicional Maratona de Boston não será realizada em abril. As autoridades da cidade estudam nova data para o evento. O público  também aguarda ansioso por um comunicado oficial dos Jogos Olímpicos, que estão marcados para o dia 24 de julho.   

Diante desse cenário instável, há quem lamente observar seus planos serem adiados e também há quem encare a situação de forma positiva. Afinal, o adiamento é uma forma de proteção da saúde da população. A grande questão gira em torno dos treinamentos. Atleta amador geralmente planeja uma prova-alvo para se manter motivado nos treinos. Mas quem é atleta amador de verdade deve continuar treinando independente de prova.

Os benefícios dos esportes, treinos e alimentação saudável são contínuos e não dependem de um evento para garantirem os efeitos de bem-estar, autoestima e disposição. Se a prova foi adiada, não desanime. É frustrante, mas continue treinando forte, intenso, não desapegue dos alimento naturais. Manter-se ativo fisicamente pode fortalecer sua mente e ajudá-lo a encarar a situação da melhor forma.

Comentários

Últimas notícias