Treino

Conheça a calistenia método de treino que gera ganho de massa muscular com o peso corporal

Exercícios têm sido valorizados no período de quarentena

Luana Ponsoni
Cadastrado por
Luana Ponsoni
Publicado em 25/03/2020 às 17:38 | Atualizado em 26/03/2020 às 10:59
DIVULGAÇÃO
Estudos apontam que trabalhos com calistenia são capazes de gerar hipertrofia - FOTO: DIVULGAÇÃO

Flexões de braço, agachamentos, incluindo os burpees popularizados pela marca CrossFit. Em comum, esses exercícios têm o fato de recrutarem o peso do corpo durante a realização dos movimentos. Além de nenhum ou pouquíssimos equipamentos em suas execuções. Este é o princípio básico da calistenia, método ginástico que também é capaz de promover ganho de massa muscular. Em tempos de quarentena por contenção ao coronavírus, esses exercícios têm sido bastante valorizados nas redes sociais por seus benefícios e praticidade. O profissional de Educação Física e fisioterapeuta Magno Galvão vai além. Afirma que a sua execução durante o perído de isolamento pode potencializar os ganhos de massa magra com a musculação, quando as academias de ginástica voltarem ao funcionamento habitual.

>>Pernambucanos contam como estão fazendo para não abandonar rotina de exercícios com as academias fechadas

>>Nutricionistas lançam o Nutrir Amor para ajudar lares de idosos durante contenção ao coronavírus

>>Coronavírus:entenda como o sono renova o sistema imunológico

"Os estudos mais recentes mostram que muitos trabalhos com peso corporal geram hipertrofia. Só que, se compararmos com a hipertrofia que temos com sobrecargas maiores que o peso corporal, com a sistematização que é feita nos trabalhos de musculação, a hipertrofia gerada pela musculação aparentemente é maior do que a calistênica. Mas isso não coloca a calistenia em uma posição de inferioridade, pelo contrário. O bom da calistenia é a utilização da coordenação motora, que faz a ativação do sistema nervoso central pela maior ou menor ativação neural de massa muscular. E isso é muito interessante, porque quando a pessoa voltar depois ao trabalho de força, a gente vai adquirir trabalhos cada vez maiores de ativação neural dessa massa muscular com a musculação", salientou Magno, que também é mestre em Biodinâmica do Movimento e docente universitário.

MAIS BENEFÍCIOS

INSTAGRAM/REPRODUÇÃO
Magno Galvão chamou atenção aos diversos níveis de exercícios disponíveis na internet e que as pessoas se atenham à postura durante a execução - INSTAGRAM/REPRODUÇÃO

Além do favorecimento à hipertrofia, a calistenia trabalha a coordenação motora, gera condicionamento cardiorrespiratório, consciência corporal, flexibilidade e mobilidade articular. Obviamente que há necessidade de orientação profissional para a execução, como em qualquer exercício. Sobretudo se quem está pretendendo executar determinada série é iniciante. Por mais que as aulas presenciais não estejam acontecendo no momento, vale a pena lançar mão da tecnologia para buscar contato com os profissionais de Educação Física.

"O que as pessoas devem estar atentas é que existem diversas formas de execução, a postura deve ser bem observada e os professores que ministram essas aulas (por redes sociais) devem mostrar para o iniciante, intermadiário e avançado níveis de calistenia, exercícios e dificuldades que devam ser empregados. Para a gente perceber e tentar minimizar que, do outro lado da tela, tem uma pessoa que nunca fez exercício, que tem alguma patologia no joelho, dor na coluna e a gente tem que tentar minimizar esses erros. Mas o certo é que, em tempos de quarentena, o importante é movimentar o corpo. Ficar parado é que não dá", aconselhou Magno Galvão.

INSTAGRAM/REPRODUÇÃO
Magno Galvão chamou atenção aos diversos níveis de exercícios disponíveis na internet e que as pessoas se atenham à postura durante a execução - FOTO:INSTAGRAM/REPRODUÇÃO

Comentários

Últimas notícias