O endurecimento do isolamento social exige maior planejamento na hora fazer as compras essenciais. De acordo com o nutricionista Rafael Sá, as pessoas optam geralmente por produtos industrializados nesse período, mas é possível priorizar uma alimentação com frutas e verduras recorrendo às estratégias de armazenamento em refrigeração.
"Em média frutas e vegetais conseguem ficar armazenados por duas semanas, o que possibilita a ida ao supermercado uma vez a cada 15 dias. Alimentos prontos como frango, carne, arroz, feijão, macarrão podem ser armazenados de três a cinco dias. E assim você se planeja. Dá para ir ao supermercado a cada 15 dias", esclareceu.
O profissional explicou também a importância da alimentação natural oferece mais nutrientes, contribui para a saúde e ajuda a melhorar a imunidade.
"Sabemos que com o isolamento social as pessoas estão indo menos no supermercado e estão optando por alimentos mais industrializados, ultraprocessados como também são chamamos. Esses alimentos tem uma estocagem grande, mas muita vezes têm poucos nutrientes como vitaminas, minerais, quantidade de açucares maiores, sal. São alimentos que você deve consumir com mais moderação. Já os alimentos mais naturais como frutas e verduras têm o tempo de estocagem menor e as pessoas estão optando por escolher menos esses alimentos para irem menos vezes ao supermercado. Entretanto esses alimentos são ricos em nutrientes, ajudam a saúde de uma forma geral e pode melhorar nossa imunidade", explicou.
Maçã - 3 semanas na geladeira
Frutas cítricas - 1 a 2 semanas
Banana - 1 mês
Repolho, abobrinha, cebola, batata - 2 semanas
Cenouras - 3 semanas
Brócolis e couve flor - até 12 meses no freezer