Profissionais de educação física e empresários se reuniram no final da manhã desta quinta-feira em manifestação que reforça o pedido de reabertura das academias em Pernambuco. A carreata teve concentração em Piedade, seguindo pela avenida Boa Viagem com destino ao Palácio do Campo das Princesas. O setor argumenta que exercícios físicos e práticas esportivas promovem saúde e devem ser priorizados no plano de retomada das atividades do governo estadual. De acordo com o plano de convivência de Pernambuco, ainda não há previsão de retorno.
O protesto conta com o apoio do Conselho Regional de Educação Física de Pernambuco (Cref-PE), do Sindicado das Academias (Sindac) e da Associação Brasileira de Academias (Acad). O setor argumenta que os profissionais de educação física são os únicos da área de saúde que continuam proibidos de trabalhar durante a pandemia do novo coronavírus. Além disso, a categoria reforça que os serviços promovidos por academias e similares promovem qualidade de vida, saúde e bem-estar, além de prevenir doenças crônicas como obesidade, diabetes e hipertensão. Portanto, são essenciais no combate à covid-19.
>> Com reabertura de parques e praias, expectativa para retomada das academias aumenta
>> Educação física organiza manifestação para reabertura de academias
>> Atividades com profissionais de educação física estão liberados em parques, praias e calçadões
"Somos a única profissão de saúde que continua em casa e todos sabem dos benefícios dos exercícios físicos para o combate de doenças e promoção de saúde. Temos duas pandemias no mundo hoje. A pandeia do novo coronavírus e a pandemia da inatividade física", argumentou o presidente do Cref-PE, Lúcio Beltrão, que está na linha de frente na luta pela reabertura das academias e similares.
Os profissionais de educação física estão insatisfeitos com o fechamento das academias de Pernambuco durante a pandemia da covid-19 e argumentam que há protocolo com medidas sanitárias que garante a proteção de alunos, profissionais e colaboradores do setor. Representantes das entidades envolvidas com o protesto estão dialogando com o governo de Pernambuco para antecipar a retomada das atividades, no entanto, ainda não há data definida para o retorno.
Comentários