Reabertura das academias em Pernambuco marcada para dia 20 de julho

Academias em Pernambuco estão fechadas por conta da pandemia do novo coronavírus e o risco de contaminação nos espaços. Reabertura terá restrições
Gabriela Máxima
Publicado em 09/07/2020 às 17:45
Academias de SP voltaram a funcionar nesta segunda-feira Foto: JAILTON JR./JC IMAGEM


Após mais de três meses de paralisação, as academias de Pernambuco vão poder reabrir a partir da próximo dia 20 de julho, data da retomada da sexta etapa do Plano de Convivência do Estado. O anúncio da reabertura das atividades do setor foi feito pelo secretário de saúde de Pernambuco, André Longo, na tarde desta quinta-feira, junto com a confirmação da retomada do futebol estadual, marcada para dia 19. Vale destacar, porém, que nesse primeiro momento haverá restrições e fiscalização para que tudo acontece com segurança.

O governo de Pernambuco e a prefeitura do Recife em reunião com representantes da categoria - Associação Brasileira de Academias (Acad), Sindicato das Academias (Sindac) e Conselho Regional de Educação Física (Cref-PE) - elaboraram um protocolo com medidas sanitárias de combate ao novo coronavírus. O documento oficial está sendo analisado e ainda será divulgado.

Há uma série de regras que os estabelecimentos precisarão respeitar para funcionar. Entre as medidas estão uso obrigatório de máscara, medição de temperatura, distanciamento entre aparelhos, limpeza reforçada dos ambientes e comunicação com funcionários, alunos e colaboradores.

A princípio, as academias e similares estavam previstos para abrir só na oitava etapa do Plano de Convivência de Pernambuco, ainda sem data definida. No entanto, o governo do Estado antecipou a retomada do setor para a sexta etapa levando em consideração o controle da pandemia da covid-19 na região. 

Educação Física em Pernambuco

Pernambuco tem hoje 1.282 academias e 11.733 profissionais registrados no Cref-PE. São professores e personais trainers que atuam em academias, boxes de crossfit, clínicas, estúdios de pilates e similares. A presença de assessorias esportivas - para corrida e triatlo - também é forte no Estado. Há os profissionais que ministram aulas de exercícios funcionais de forma individual ou em grupo. Vale lembrar que parques, praias e calçadões já foram liberados pelo governo de Pernambuco e pela prefeitura do Recife para a realização dessas atividades. É necessário seguir o protocolo de combate ao novo coronavírus, respeitando o distanciamento social e uso de máscara obrigatório.

TAGS
Coluna vida fit luana ponsoni gabriela maxima coronavírus pandemia
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory