Coronavírus: obesidade é fator de risco para pacientes com covid-19

Pesquisa realizada pelo Serviço de Saúde do Reino Unido alertou que pessoas obesas apresentam maior risco de desenvolver versão grave da doença
Gabriela Máxima
Publicado em 27/07/2020 às 12:28
Três em cada dez adultos podem ter obesidade no Brasil até 2030 Foto: A obesidade é uma doença crônica e se tornou um problema de saúde pública


Obesidade é um dos fatores de risco para pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. De acordo com pesquisa desenvolvida pela Serviço de Saúde da Inglaterra, o excesso de peso é fator de vulnerabilidade para pacientes com covid-19. O estudo descobriu que a maioria das pessoas obesas precisa de internação. Em muitos casos, o paciente precisa ser encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

Pessoas com níveis de obesidade mais elevados necessitam de maiores cuidados. Pesquisa aponta que pessoas acima do peso têm 40% de chance de morrer com covid-19, o percentual aumenta para 90% quando há o diagnóstico de obesidade. De acordo com a doutora Alison Tedtone, nutricionista chefe do Serviço de Saúde da Inglaterra, obesidade é um fator de risco e até morte para a covid-19 e outras doenças crônicas. 

A médica chama a atenção para os benefícios de se manter saudável, com o peso dentro dos padrões normais. "Perder peso pode trazer enormes benefícios para a saúde e também pode ajudar a proteger contra os riscos de saúde do Covid-19. O argumento da ação contra a obesidade nunca foi tão forte", disse em entrevista à BBC inglesa.

Combate à obesidade

Assim como acontece no Reino Unido, o índice de obesidade no Brasil é bastante elevado. Com o isolamento social e as consequências da pandemia, o sedentarismo aumentou no país, o que fatalmente sinaliza um alerta para o risco de desenvolvimento da doença.

Profissionais de educação física e nutricionistas ressaltarm que obesidade e uma doença crônica e exerce forte influência em outros diagnósticos graves como diabetes, hipertensão e depressão. Para combater o aumento de peso de forma sustentável é importante praticar exercícios físicos e estabelecer uma dieta com alimentação saudável.

 

TAGS
vida fit gabriela máxima coronavírus pandemia
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory